
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Raquel Cristina Muruci da Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-04T17:55:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-04T17:55:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A história local, a história pública e a feira pedagógica. Que história é essa? O caso do Colégio Estadual Doutor Aníbal Viriato de Azevedo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133200 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | presente trabalho tem como objetivo discutir como a História Local, a partir da trajetória da unidade escolar e as práticas de História Pública, podem convergir de modo a contribuir para a complexificação de consciência histórica e ampliação de consciência crítica do mesmo. Este trabalho intenta ainda desenvolver uma sistemática de pesquisa, por parte de seus estudantes, que culmine em uma Feira Pedagógica no espaço escolar. Assim, nesta metodologia, o estudante será estimulado a desenvolver atitude historiadora, sendo o protagonista deste processo, compartilhando autoria e ampliando público do conhecimento histórico a partir do seu local. Tomo por referência o trabalho desenvolvido no Colégio Estadual (C.E.) Doutor Aníbal Viriato de Azevedo, localizado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense (RJ) no ano de seu cinquentenário (2022), quando foi trabalhada a análise da história da instituição escolar e de seu entorno, produzindo a reflexão de temas que, a priori, não seriam abrangidos caso nos baseássemos somente em escalas maiores. Ainda, os estudantes puderam desenvolver conhecimentos históricos compartilhando autoria entre si e seus professores afirmando-se como sujeitos históricos e protagonistas do fazer histórico, mobilizando as temporalidades, complexificando consciência histórica, ampliando, assim, sua consciência crítica. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 10.418 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | história local | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | história pública | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | consciência histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | C. E. Dr. Aníbal Viriato de Azevedo - São João de Meriti (RJ) | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | feira pedagógica | pt_BR |
| Título: dc.title | A história local, a história pública e a feira pedagógica. Que história é essa? O caso do Colégio Estadual Doutor Aníbal Viriato de Azevedo | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| RAQUEL CRISTINA MURUCI DA COSTA MACHADO_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 10,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133200/2/RAQUEL CRISTINA MURUCI DA COSTA MACHADO_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons