A história local, a história pública e a feira pedagógica. Que história é essa? O caso do Colégio Estadual Doutor Aníbal Viriato de Azevedo

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Raquel Cristina Muruci da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-04T17:55:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-04T17:55:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherA história local, a história pública e a feira pedagógica. Que história é essa? O caso do Colégio Estadual Doutor Aníbal Viriato de Azevedopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133200-
Resumo: dc.description.abstractpresente trabalho tem como objetivo discutir como a História Local, a partir da trajetória da unidade escolar e as práticas de História Pública, podem convergir de modo a contribuir para a complexificação de consciência histórica e ampliação de consciência crítica do mesmo. Este trabalho intenta ainda desenvolver uma sistemática de pesquisa, por parte de seus estudantes, que culmine em uma Feira Pedagógica no espaço escolar. Assim, nesta metodologia, o estudante será estimulado a desenvolver atitude historiadora, sendo o protagonista deste processo, compartilhando autoria e ampliando público do conhecimento histórico a partir do seu local. Tomo por referência o trabalho desenvolvido no Colégio Estadual (C.E.) Doutor Aníbal Viriato de Azevedo, localizado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense (RJ) no ano de seu cinquentenário (2022), quando foi trabalhada a análise da história da instituição escolar e de seu entorno, produzindo a reflexão de temas que, a priori, não seriam abrangidos caso nos baseássemos somente em escalas maiores. Ainda, os estudantes puderam desenvolver conhecimentos históricos compartilhando autoria entre si e seus professores afirmando-se como sujeitos históricos e protagonistas do fazer histórico, mobilizando as temporalidades, complexificando consciência histórica, ampliando, assim, sua consciência crítica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10.418 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectconsciência históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectC. E. Dr. Aníbal Viriato de Azevedo - São João de Meriti (RJ)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfeira pedagógicapt_BR
Título: dc.titleA história local, a história pública e a feira pedagógica. Que história é essa? O caso do Colégio Estadual Doutor Aníbal Viriato de Azevedopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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