Gestão Democrática: Eleições de Diretores nas Escolas Públicas Municipais do município de Ariquemes-RO

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Jailson-
Autor(es): dc.contributor.authorVichiett Morgan, Karine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-04T13:05:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-04T13:05:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1782-
identificador: dc.identifier.otherEleições e gestão democráticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133194-
Resumo: dc.description.abstractA gestão democrática é um princípio fundamental da educação brasileira, destacando a importância da participação de toda a comunidade escolar no planejamento e tomada de decisões. Este estudo analisa o processo de eleições para diretores nas escolas públicas municipais de Ariquemes, Rondônia, com o objetivo de avaliar sua contribuição para a implementação da gestão democrática no contexto educacional. As eleições diretas para diretores são um dos mecanismos que buscam garantir maior transparência, representatividade e envolvimento de alunos, pais, professores e servidores. A pesquisa utiliza uma Análise documental e bibliográfica, baseando-se em legislações, documentos oficiais e literatura especializada como livros, artigos que abordam sobre gestão democrática e processos eleitorais em ambientes educacionais. Entre os resultados esperados estão a identificação de boas práticas e desafios no processo eleitoral, bem como propostas para fortalecer a participação da comunidade escolar e aprimorar a gestão democrática nas escolas. Conclui-se que, apesar de representarem um avanço significativo na democratização da gestão educacional, as eleições diretas exigem ajustes em critérios, procedimentos e políticas de engajamento para maximizar sua eficácia como instrumento de inclusão e transparência nas decisões escolares. Esses insights poderão contribuir para a formulação de estratégias mais eficazes de gestão educacional em Ariquemes-RO.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent942 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGestão democráticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEleições para diretorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParticipação da comunidade escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas de Ariquemes-ROpt_BR
Título: dc.titleGestão Democrática: Eleições de Diretores nas Escolas Públicas Municipais do município de Ariquemes-ROpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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