
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Vítor Lemos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-04T17:34:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-04T17:34:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Encanto e expressão: em busca de uma formação integral, transdisciplinar e decolonial no ensino de História | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133189 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Como resposta à crise da Educação formal nos últimos anos, esse trabalho busca investigar opções curriculares e metodológicas para o Ensino de História, isto é, maneiras de enfrentar essa realidade preocupante. O ponto de partida para isso é o tensionamento das bases do sistema educacional, aliando as discussões sobre currículo e decolonialidade para repensar o que motiva a criação e reprodução da instituição escolar em sua perspectiva hegemônica. Então, cruzando estas referências com as reflexões sobre Arte-Educação, desenvolve-se a ideia de “Aulas encanto-expressivas”, ou seja, que mobilizem as emoções, em uma experiência coletiva e voltada para a fruição profunda da vida. Estas buscam promover uma postura de encantamento com a existência, usando principalmente da expressão pessoal como forma de motivar a aprendizagem e dar sentido a ela. Ao final do texto, apresenta-se um conjunto de Oficinas Pedagógicas - que foi desenvolvido para dar corpo a essa ideia de aulas encanto-expressivas - aproveitando experiências diversas do autor para abastecer as reflexões, especialmente pela Arte -Educação e decolonialidades no Ensino de História. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.616 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | arte-educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | decolonialidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | oficinas pedagógicas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | currículo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | aulas encanto-expressivas | pt_BR |
| Título: dc.title | Encanto e expressão: em busca de uma formação integral, transdisciplinar e decolonial no ensino de História | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação - Vítor Lemos de Santana.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133189/2/Dissertação - Vítor Lemos de Santana.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons