A efetividade do direito fundamental à Educação inclusiva à luz da Constituição Federal de 1988

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHenrique Sousa Franco, Paulo-
Autor(es): dc.contributor.authorCristina Batista Sampaio, Nara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-03T15:25:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-03T15:25:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1775-
identificador: dc.identifier.otherEfetividade da Educação Inclusivapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133163-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a efetividade do direito fundamental à educação inclusiva à luz da Constituição Federal de 1988, considerando os avanços e desafios enfrentados pelo Estado brasileiro na promoção de uma educação verdadeiramente acessível e igualitária. A pesquisa aborda, inicialmente, o histórico do tratamento dado às pessoas com deficiência ao longo dos séculos, evidenciando a transição de uma perspectiva excludente e assistencialista para um paradigma de inclusão e cidadania. Em seguida, discute-se o contexto brasileiro, destacando a evolução das políticas públicas e dos instrumentos legais voltados à inclusão educacional, culminando com a consolidação constitucional de 1988 como marco na garantia dos direitos fundamentais. Por fim, são analisadas as ações estatais e as políticas públicas voltadas à educação inclusiva, ressaltando avanços importantes, mas também as barreiras estruturais, pedagógicas e formativas que ainda dificultam a efetividade desse direito. A pesquisa utiliza o método dedutivo, com base em revisão bibliográfica e documental, demonstrando que, apesar dos progressos legislativos, a concretização plena da educação inclusiva depende da efetiva implementação de políticas públicas que garantam igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent497 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Fundamentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConstituição de 1988pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
Título: dc.titleA efetividade do direito fundamental à Educação inclusiva à luz da Constituição Federal de 1988pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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