
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Massena Fortuna Bravo, Igor | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Erenilson Pereira Lima, Francisco | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Jardeilson | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira Alves, Josineide | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marques Ferreira, Daria | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Assis Severo Lima, Francisco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-03T13:54:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-03T13:54:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1768 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Desigualdade e permanência educacional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133157 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O trabalho apresenta um panorama histórico das condições educacionais no Brasil, buscando compreender as causas da baixa permanência estudantil, especialmente entre pessoas negras e pardas. Parte da formação escolar nas colônias, marcada pelas escolas jesuíticas, e destaca figuras como Preto Cosme, ex-escravizado que criou uma escola para alfabetizar quilombolas, além de contribuições do Movimento Negro para o reconhecimento da história e cultura afro-brasileira. A pesquisa, fundamentada em publicações diversas e em dados da PNAD-Contínua de 2023, identifica que a evasão escolar está fortemente associada à necessidade de complementar renda e à gravidez na adolescência, afetando principalmente jovens pretos e pardos, sobretudo do Nordeste. O estudo revisita políticas públicas voltadas para inclusão educacional, como a Lei do Boi, o Programa de Crédito Educativo, o Fies, as cotas, o ProUni e os programas Pé-de-Meia. Conclui-se que decisões governamentais históricas mal direcionadas contribuíram para desigualdades persistentes e que a superação desses problemas exige políticas efetivas contínuas e esforços coletivos para garantir permanência e equidade no ensino. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 812 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desigualdades raciais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Permanência estudantil | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação e a relação étnico-racial | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons