Educação e a relação étnico-racial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMassena Fortuna Bravo, Igor-
Autor(es): dc.contributor.authorErenilson Pereira Lima, Francisco-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Jardeilson-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira Alves, Josineide-
Autor(es): dc.contributor.authorMarques Ferreira, Daria-
Autor(es): dc.contributor.authorAssis Severo Lima, Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-03T13:54:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-03T13:54:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1768-
identificador: dc.identifier.otherDesigualdade e permanência educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133157-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho apresenta um panorama histórico das condições educacionais no Brasil, buscando compreender as causas da baixa permanência estudantil, especialmente entre pessoas negras e pardas. Parte da formação escolar nas colônias, marcada pelas escolas jesuíticas, e destaca figuras como Preto Cosme, ex-escravizado que criou uma escola para alfabetizar quilombolas, além de contribuições do Movimento Negro para o reconhecimento da história e cultura afro-brasileira. A pesquisa, fundamentada em publicações diversas e em dados da PNAD-Contínua de 2023, identifica que a evasão escolar está fortemente associada à necessidade de complementar renda e à gravidez na adolescência, afetando principalmente jovens pretos e pardos, sobretudo do Nordeste. O estudo revisita políticas públicas voltadas para inclusão educacional, como a Lei do Boi, o Programa de Crédito Educativo, o Fies, as cotas, o ProUni e os programas Pé-de-Meia. Conclui-se que decisões governamentais históricas mal direcionadas contribuíram para desigualdades persistentes e que a superação desses problemas exige políticas efetivas contínuas e esforços coletivos para garantir permanência e equidade no ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent812 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPermanência estudantilpt_BR
Título: dc.titleEducação e a relação étnico-racialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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