
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande-FURG; Universidade Federal de Pelotas-UFPel; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS; Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | GARCIA, Narjara Mendes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BERSCH, Ângela Adriane Schmidt | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | VALLE, Hardalla Santos do | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | COUGO, Alexandre Cougo de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MENDES, Sarah de Lima | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Lindsey Machado de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Luana Santos da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SPERLING, Daniel | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | COUTO, Zélia de Fátima Seibt do | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ARAUJO, Jacyene Melo de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MARQUES, Beatriz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-02T19:03:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-02T19:03:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-02 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Livro Planejamento dos Quintais brincantes-atualizado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133124 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Quintal Brincante é um espaço que convida à curiosidade, à liberdade e à invenção. Trata-se de um lugar onde a infância pulsa em sua potência criadora, e onde o aprender se mistura ao viver. Mais do que um espaço físico, o quintal brincante constitui uma atitude pedagógica que reconhece o brincar como linguagem, o corpo como território de descobertas e a natureza como parceira de aprendizagem. Nesse espaço, o tempo desacelera, o olhar se amplia e o cotidiano se transforma em experiência. Assim, o quintal brincante representa, sobretudo, um modo de estar com as crianças — de escutá-las, acompanhálas e construir com elas um mundo mais sensível, coletivo e desemparedado. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 10 Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Infâncias | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desemparedamento | pt_BR |
| Título: dc.title | Quintais Brincantes: por uma infância desemparedada - atualizado | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | EDUCAÇÃO INFANTIL AMBIENTAL: INFÂNCIAS, TERRITÓRIOS E HORIZONTES DE TRANS/FORMAÇÃO | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Módulo III - Participação Infantil na Proteção dos Territórios | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Planejamento dos Quintais brincantes-atualizado.pdf | 10.09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133124/2/Planejamento dos Quintais brincantes-atualizado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons