Educação inclusiva e o Estado no banco dos réus: A responsabilidade Jurídica na garantia do ensino para crianças e adolescentes com TEA

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarques Rodrigues, Nayele-
Autor(es): dc.contributor.authorRamalho da Silva Sousa, Khayam-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-02T12:42:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-02T12:42:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1764-
identificador: dc.identifier.otherDireito à Inclusão Escolarpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133118-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo avaliar a responsabilidade do Estado na garantia do direito à educação inclusiva para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apesar dos avanços legislativos no Brasil, como a Lei nº 12.764/12, que reconhece o TEA como deficiência, e a inclusão do autismo no censo demográfico de 2020, ainda existem dificuldades na implementação de políticas públicas efetivas que assegurem acesso a uma educação de qualidade para esses estudantes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, revisando legislações, tratados internacionais, jurisprudências e estudos acadêmicos, além de analisar casos de omissão estatal na oferta de ambientes escolares inclusivos. Os resultados mostram que, embora a legislação proteja o direito à educação, a prática ainda enfrenta problemas como a insuficiência de profissionais capacitados, recursos pedagógicos inadequados e a falta de adaptações nas escolas. Essa negligência viola direitos fundamentais e impede o pleno desenvolvimento dos estudantes com TEA, contribuindo para a manutenção de desigualdades sociais. Conclui-se que é essencial que o Estado implemente ações concretas, como políticas públicas eficientes, formação de profissionais especializados e a criação de ambientes escolares inclusivos. Essas medidas são fundamentais para garantir o direito à educação, promover a inclusão social e assegurar o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes com TEA, fomentando uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent672 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade Estatalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
Título: dc.titleEducação inclusiva e o Estado no banco dos réus: A responsabilidade Jurídica na garantia do ensino para crianças e adolescentes com TEApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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