“Carta escrita em 2070”: Educação ambiental, escrita e participação Escolar — Um estudo de caso na Emef Gonçalo Vieira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos Silva, Clerisvani-
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho Pinto, Fábio-
Autor(es): dc.contributor.authorLoiola dos Santos, Regilvan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-01T23:41:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-01T23:41:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1753-
identificador: dc.identifier.otherProjeto de educação ambientalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133089-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise do projeto de educação ambiental “Carta escrita em 2070”, realizado na EMEF Gonçalo Vieira, em Breu Branco (PA), com a participação de aproximadamente 900 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Idealizado pela professora Clerisvani S. Silva, em co-coordenação com a professora Helena Soares, e com apoio dos demais docentes e das coordenadoras pedagógicas Elizabete Rodrigues, Regiane Silva e Rosane Lopes, o projeto envolveu produção textual inspirada no curta-metragem homônimo, seleção de redações, votação pública via rede social e publicação de uma coletânea impressa. Adotou-se uma abordagem metodológica de pesquisa-ação qualitativa, ampliada com análise de conteúdo e observação participante.O estudo evidencia o potencial das práticas de escrita criativa e da mediação cultural na promoção de consciência ambiental e engajamento comunitário, articulando pedagogia crítica e educação ambiental emancipatória. O projeto também incorporou o uso de tecnologias digitais por meio da criação de um blog escolar e da divulgação das produções via WhatsApp e redes sociais, ampliando o alcance comunitário e fortalecendo a cultura digital dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent738 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscrita criativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMediação culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngajamento comunitáriopt_BR
Título: dc.title“Carta escrita em 2070”: Educação ambiental, escrita e participação Escolar — Um estudo de caso na Emef Gonçalo Vieirapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons