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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | LENA, Ângelo Valentim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-01T18:41:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-01T18:41:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Territorialidade e Justiça Educacional no Campo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133069 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Trazemos uma análise, sob a perspectiva do microplanejamento educacional, da reorganização da oferta escolar em territórios rurais de Cuiabá-MT, com foco na Comunidade Rural Coivaras e na antiga Escola Rural Altos da Colina. A partir de visitas técnicas, diagnóstico territorial e análise documental, demonstra-se que a condição de sala anexa e a impossibilidade de deslocamento das crianças pequenas para unidades nucleadas geram um vazio educacional na etapa da pré-escola. O estudo articula fundamentos históricos — especialmente o legado do Projeto Transpor (1996–2005) —, experiências institucionais consolidadas (como o caso da Escola Rural Prof. Udeney Gonçalves de Amorim e o projeto de tempo integral no Rio dos Peixes) e referenciais teóricos da Educação do Campo. Propõe-se a reativação da autonomia escolar da Altos da Colina e a implantação de uma turma multietária G4/G5 como medida de justiça territorial, permanência com dignidade e garantia do direito constitucional à Educação Infantil no campo. O trabalho oferece subsídios para políticas públicas, planejamento territorial e fortalecimento da participação comunitária rural. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Territorialidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | microplanejamento educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pré-escola Multietária | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomia Escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola Rural Altos da Colina | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidade Rural Coivaras | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cuiabá | pt_BR |
| Título: dc.title | Territorialidade e Justiça Educacional no Campo: A Reativação da Autonomia Escolar e a Reconstrução da Oferta de Educação Infantil em Coivaras (Altos da Colina), Cuiabá-MT | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Pedagogia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História da Educação, Gestão Pública | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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