
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná - Unespar | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Maria José | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, Divania Luiza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-01T13:47:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-01T13:47:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória_Maria José Santos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133066 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Em nossa pesquisa para o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) tomou-se como temática central o Ensino de História e o cinema com educandos(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), do município de Campo Mourão, PR. Quanto ao Ensino de História em sala de aula, observamos que os(as) educandos(as), a princípio, demonstraram não compreender a importância da História em suas vidas e não se reconheciam como sujeitos da história. De nossa parte, nos desafiou a pensar como ensinar História aos educandos(as) da EJA, tendo em vista as especificidades dessa modalidade e, em especial, o histórico de exclusão social e escolar que esses sujeitos passaram em suas histórias de vidas. Eles(as) próprios sujeitos de uma história, muitas vezes, negligenciada e invisibilizada. Entendemos que o cinema, como forma de Arte (Bergala, 2008; Fresquet, 2020), tem um potencial educativo fundamental. Assim, as produções fílmicas, em um primeiro momento, sensibilizaram para a discussão de temas e conteúdos de ensino de História. Em um segundo momento, para além da discussão de obras fílmicas, realizamos a produção de vídeos documentários com os(as) educandos(as) da EJA. Nessa perspectiva, descortinou-se a problematização principal: como o cinema, como forma de Arte, pode contribuir na aprendizagem e no ensino de História de educandos (as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Urupês, de Campo Mourão – PR? No sentido exposto, vislumbramos com o cinema a aprendizagem significativa de conteúdos de História. E, com o desenvolvimento desses conteúdos, sensibilizamos o público da EJA para a criação de vídeos documentários. Nesse rico processo de criação, notamos que os(as) educandos(as) da EJA assumiram o protagonismo dessas produções e puderam compreender o sentido da importância de suas próprias histórias, como sujeitos no processo de construção da História. Acreditamos que essas experiências, embora desafiadoras, contribuíram de maneira significativa para a mudança na compreensão da História como disciplina escolar pelos estudantes da EJA. Além disso, tiveram um impacto profundo na transformação da professora pesquisadora, ao aprender e reconhecer a riqueza e a beleza presentes nos gestos criativos dos estudantes com o cinema e o ensino de História. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Criação de vídeos documentários | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino de História: Histórias de vidas, cinema e processos de criação em vídeos documentários com educandos(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental da modalidade Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação ProfHistória_Maria José Santos.pdf | 5.12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133066/2/Dissertação ProfHistória_Maria José Santos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons