Saúde Física, Social e Mental Associados a Lutas: Olhar de Estudantes e Instituições Públicas na Amazônia Tocantina

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Washington Luiz-
Autor(es): dc.contributor.authorBorba-Pinheiro, Claudio Joaquim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-28T23:18:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-28T23:18:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-23-
identificador: dc.identifier.otherSaúde Física, social e mentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132961-
Resumo: dc.description.abstractAs lutas não são mais, somente, atividades para fins de formação corporal, elas se apresentam como agentes estratégicos educacionais, usadas para fins de formação humana na perspectiva integral, quando conduzida por profissionais. O presente estudo tem como objetivo comparar e correlacionar a percepção dos alunos sobre as dimensões física, mental e social associados a unidade temática de lutas, artes marciais e esportes de combate de Instituições públicas Estadual e Federal de ensino médio no município de Tucuruí-PA. É pesquisa campo quantitativa, investigação de cunho descritivo e transversal. Para a análise de dados foi usado o teste t student para amostras independentes e correlação parcial. Desse modo, elaborou-se um formulário online contendo as seguintes avaliações: O teste face validity para o instrumento de avaliação com questões agrupadas e alternativas em escala de Likert, para analisar a participação e percepção de saúde nas aulas do componente curricular de lutas e esportes de combate. Como resultado, 221 alunos da rede federal tiveram melhor percepção (p<0,05) nas dimensões de saúde física, mental, social e de saúde geral associadas ao componente curricular de lutas e esportes de combate em comparação aos da rede estadual. Além disso, a correlação parcial também mostrou que existe uma associação estatística entre a percepção de saúde física, mental, social e de saúde geral com a carga horária semanal de aula, isto é, quanto maior a carga horária de aula maior será a possibilidade de percepção de saúde associada ao componente curricular de lutas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent473kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física, Artes Marciais, Esportes de Combate, Saúde.pt_BR
Título: dc.titleSaúde Física, Social e Mental Associados a Lutas: Olhar de Estudantes e Instituições Públicas na Amazônia Tocantinapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons