Cultivando o campo da Educação Interprofissional & Formação em saúde

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAngela de Queiroz Soares, Rosimeire-
Autor(es): dc.contributor.authorClara dos Santos, Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorNeves Sena, Adriele-
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz Carvalho Soares, Rafaela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-28T20:44:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-28T20:44:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1722-
identificador: dc.identifier.otherEducação interprofissional em saúdept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132958-
Resumo: dc.description.abstractO texto discute os desafios contemporâneos enfrentados pelos sistemas de saúde e a necessidade urgente de reformar os modelos de formação profissional para que os trabalhadores estejam preparados para responder às demandas cada vez mais complexas da sociedade. A formação tradicional, marcada pela fragmentação e pelo desenvolvimento isolado de competências específicas, produziu silos profissionais que dificultam o trabalho em equipe e comprometem a qualidade da assistência. Nesse cenário, documentos internacionais da OMS e da PAHO, juntamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, reforçam a importância de fortalecer práticas colaborativas e investir na preparação de profissionais capazes de atuar de forma integrada. A Educação Interprofissional (EIP) surge como estratégia fundamental para superar a incoerência histórica de formar separadamente profissionais que necessariamente trabalharão juntos. Ao promover a aprendizagem compartilhada desde a graduação, a EIP contribui para o desenvolvimento de competências colaborativas, para a redução de retrabalho, para o aumento da segurança do paciente e para a otimização dos recursos em saúde. Desde suas primeiras iniciativas no Reino Unido, na década de 1960, até o marco teórico da OMS publicado em 2010, a EIP consolidou-se como eixo estruturante para a reorientação dos currículos e o fortalecimento da prática interprofissional. As Diretrizes Curriculares Nacionais também apontam para essa necessidade ao orientar que a formação em saúde seja capaz de preparar profissionais para o trabalho em equipe. Assim, a Educação Interprofissional configura-se como caminho indispensável para aprimorar a qualidade da assistência, alinhar os serviços às necessidades da população e promover práticas mais integradas, resolutivas e seguras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent446 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Interprofissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectColaboração profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQualidade da assistênciapt_BR
Título: dc.titleCultivando o campo da Educação Interprofissional & Formação em saúdept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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