Administração Contemporânea A prática curricular, saberes e competências docentes (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorWill, João Manuel de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-28T14:52:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-28T14:52:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-26-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132935-
Resumo: dc.description.abstractEste livro é uma síntese de um trabalho de pesquisa desenvolvida em um processo de doutorado na Universidade do Minho, Portugal. As decisões dos professores na prática curricular, tiveram como base os seus saberes, competências, habilidades e atitudes. O objetivo de estabelecer as relações teórico-práticas na organização e estruturação da prática curricular do curso de Administração de uma universidade pública brasileira vinculou-se a um processo de articulações entre currículo oficial e o currículo local no âmbito dessa universidade. A metodologia do trabalho foi constituída por uma amostra de 20 professores e 180 alunos. A pesquisa mista foi de natureza qualitativa e quantitativa, com aplicação de inquéritos por questionários, entrevistas e análise documental. A análise foi orientada pelos instrumentos de mensuração: escala de hierarquia e escala de Likert, com apoio do SPSS para a tabulação dos dados dos questionários. A análise das entrevistas e documentos foi viabilizada pela análise de categorias empíricas que foram emergindo em cada documento, com auxílio do Nvivo 2010, para a codificação e categorização dos dados. Os resultados evidenciaram o desencontro entre as decisões de prioridade máxima dos professores e expectativas dos alunos relacionadas à prática curricular em sala de aula e à prática de avaliação. O grau de importância, tanto para os professores como para os alunos, se assemelhara e se diferenciara na dimensão dos saberes e competências científicas, e saberes e competências didático-pedagógicas necessárias para lecionar no curso de Administração. Na questão ética, também houve semelhanças e divergências no ponto de vista dos professores e alunos. Os resultados indicaram a necessidade de qualificação na área da docência e envolvimento dos alunos com a sua própria formação. Conclui-se que há necessidade de os professores priorizarem decisões que envolvam os alunos na compreensão dos fundamentos e da base de sustentação da prática pedagógica, indispensáveis à articulação entre as prioridades docentes e expectativas dos alunos referentes à prática curricular em sala de aula, bem como, aos saberes e competências científicas e didático-pedagógicas, e ainda, ao que diz respeito à questão da ética no contexto curricular de sala de aula.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titleAdministração Contemporânea A prática curricular, saberes e competências docentes (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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