TRAJETO ESCOLA–CASA E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA PROPOSTA INCLUSIVA COM ESTUDANTES COM TEA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAnderson da Silva Santos, Fábio Tadeu de Macedo Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-28T12:44:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-28T12:44:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-28-
identificador: dc.identifier.otherRECURSO EDUCACIONAL - Anderson da Silva Santospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132934-
Resumo: dc.description.abstractConforme apontaram os dados do Censo Escolar de 2023, observou-se um aumento gradual no ingresso de estudantes entre 4 e 17 anos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação em classes comuns da educação básica, dentre os quais podemos destacar as crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Receber estudantes com TEA nas escolas regulares configura uma problemática que atravessa o cotidiano das escolas, envolvendo desde a necessidade de formação continuada dos professores para a temática do autismo, conforme apontam Camargo e Bosa (2009), até a adequação do ambiente escolar, do currículo e da metodologia que atenda às necessidades específicas desse alunado, conforme destacam Brande e Zanfelice (2012). Compreendendo tais necessidades, este recurso educacional consiste em uma proposta que envolve a representação espacial do percurso escola-casa do estudante com TEA dos anos finais do ensino fundamental como caminho para elaboração de uma atividade com foco na diferenciação espacial dos arredores da escola, visando à mobilização do raciocínio geográfico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,67Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTEApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio Geográficopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpensamento espacialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGoogle Street Viewpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleTRAJETO ESCOLA–CASA E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA PROPOSTA INCLUSIVA COM ESTUDANTES COM TEA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Geografiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGeografiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons