
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | GARCIA, Narjara Mendes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BERSCH, Ângela Adriane Schmidt | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | VALLE, Hardalla Santos do | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | COUGO, Alexandre Cougo de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MENDES, Sarah Lima | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Lindsey Machado de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Luana Santos da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SPERLING, Daniel | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | COUTO, Zélia de Fátima Seibt do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-27T19:39:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-27T19:39:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | caderno Pedagógico 03 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132901 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Ao olhar para as infâncias é preciso fazê-lo a partir da sua pluralidade, considerando as experiências constituídas em um território e cultura. Há em toda a criança o atravessamento do contexto geográfico, das condições sociais e econômicas que atingem a todas, desde a criança indígena à quilombola, da ribeirinha à urbana. No processo de se constituir por meio das relações entre as pessoas com as quais convive, e pelos objetos da cultura, também o simbólico contribui para a construção da identidade. É nesse tecer complexo que a criança se reconhece e conhece o mundo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,83 Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Infâncias | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
| Título: dc.title | Caderno Pedagógico III | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Educação Infantil Ambiental | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Módulo III – Participação Infantil na Proteção dos Territórios | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Caderno Pedagógico 03.pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132901/2/Caderno Pedagógico 03.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons