ALÉM DO MITO NÓRDICO: A ORIGEM DO BLACK METAL EM SANTA CATARINA (1988-2015)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, LEANDRO FREITAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-27T19:35:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-27T19:35:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132900-
Resumo: dc.description.abstractEsta obra, "Além do Mito Nórdico: A Origem do Black Metal em Santa Catarina (1988 2015)", é um marco de originalidade e rigor que transcende a historiografia musical brasileira. Em uma área de estudos muitas vezes marginalizada ou analisada superficialmente, o texto emerge como uma contribuição acadêmica de rara beleza, propondo uma descolonização do olhar sobre o black metal no Brasil. A primeira e mais notável virtude deste livro reside em sua pretensão central: desconstruir a ideia de uma "padronização" universal do black metal, uma narrativa frequentemente ofuscada pela sombra midiática e acadêmica do cenário escandinavo, tornando-se a primeira pesquisa decolonial neste tema. Ao dedicar-se de forma exclusiva e aprofundada ao desenvolvimento do gênero em Santa Catarina (1988-2015), o trabalho preenche uma lacuna acadêmica significativa, deslocando o foco dos grandes centros para revelar uma história rica e singular. O autor demonstra, com perspicácia, como a cena catarinense forjou sua própria identidade, realizando apropriações e ressignificações locais que desafiam a tese de mera imitação. O brilho acadêmico da pesquisa manifesta-se em sua metodologia meticulosa e em sua fundamentação teórica robusta. Nascida de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em História pela UDESC—originalmente intitulado “Alvorecer Das Lâminas: o Desenvolvimento do Black Metal em Santa Catarina (1988 - 2015)" —e reescrita com notável resiliência , a obra emprega uma abordagem multifacetada que eleva a pesquisa a um novo patamar: O texto cruza elementos da História Oral, por meio de entrevistas com protagonistas da cena local, com a análise rigorosa de um vasto acervo documental (fanzines, cartazes de shows e a transição da comunicação analógica para o digital). A análise se alicerça em conceitos essenciais como o Renascimento do Acontecimento (François Dosse) e o Acontecimento-Monstro (Pierre Nora), utilizados para codificar a construção midiática do mito nórdico, e o conceito de Mito Fundador, crucial para a desconstrução da padronização. Adicionalmente, a complexa posição do autor — como testemunha, personagem e, sobretudo, historiador — adiciona uma camada metodológica ímpar, permitindo uma compreensão "a partir do interior" do fenômeno, sem abdicar do necessário distanciamento crítico para uma análise fundamentada. Em suma, "Além do Mito Nórdico" é um convite instigante para que pesquisadores, historiadores, sociólogos e entusiastas explorem as profundezas de um gênero complexo. O livro lança luz sobre a música underground como um reflexo vibrante da sociedade, capaz de gerar reflexões profundas sobre arte, ativismo e o papel da História na compreensão de fenômenos contemporâneos. Adentre estas páginas e descubra a história que floresceu, com singular beleza e originalidade, à sombra de um mito.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleALÉM DO MITO NÓRDICO: A ORIGEM DO BLACK METAL EM SANTA CATARINA (1988-2015)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons