
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, LEANDRO FREITAS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-27T19:35:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-27T19:35:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132900 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta obra, "Além do Mito Nórdico: A Origem do Black Metal em Santa Catarina (1988 2015)", é um marco de originalidade e rigor que transcende a historiografia musical brasileira. Em uma área de estudos muitas vezes marginalizada ou analisada superficialmente, o texto emerge como uma contribuição acadêmica de rara beleza, propondo uma descolonização do olhar sobre o black metal no Brasil. A primeira e mais notável virtude deste livro reside em sua pretensão central: desconstruir a ideia de uma "padronização" universal do black metal, uma narrativa frequentemente ofuscada pela sombra midiática e acadêmica do cenário escandinavo, tornando-se a primeira pesquisa decolonial neste tema. Ao dedicar-se de forma exclusiva e aprofundada ao desenvolvimento do gênero em Santa Catarina (1988-2015), o trabalho preenche uma lacuna acadêmica significativa, deslocando o foco dos grandes centros para revelar uma história rica e singular. O autor demonstra, com perspicácia, como a cena catarinense forjou sua própria identidade, realizando apropriações e ressignificações locais que desafiam a tese de mera imitação. O brilho acadêmico da pesquisa manifesta-se em sua metodologia meticulosa e em sua fundamentação teórica robusta. Nascida de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em História pela UDESC—originalmente intitulado “Alvorecer Das Lâminas: o Desenvolvimento do Black Metal em Santa Catarina (1988 - 2015)" —e reescrita com notável resiliência , a obra emprega uma abordagem multifacetada que eleva a pesquisa a um novo patamar: O texto cruza elementos da História Oral, por meio de entrevistas com protagonistas da cena local, com a análise rigorosa de um vasto acervo documental (fanzines, cartazes de shows e a transição da comunicação analógica para o digital). A análise se alicerça em conceitos essenciais como o Renascimento do Acontecimento (François Dosse) e o Acontecimento-Monstro (Pierre Nora), utilizados para codificar a construção midiática do mito nórdico, e o conceito de Mito Fundador, crucial para a desconstrução da padronização. Adicionalmente, a complexa posição do autor — como testemunha, personagem e, sobretudo, historiador — adiciona uma camada metodológica ímpar, permitindo uma compreensão "a partir do interior" do fenômeno, sem abdicar do necessário distanciamento crítico para uma análise fundamentada. Em suma, "Além do Mito Nórdico" é um convite instigante para que pesquisadores, historiadores, sociólogos e entusiastas explorem as profundezas de um gênero complexo. O livro lança luz sobre a música underground como um reflexo vibrante da sociedade, capaz de gerar reflexões profundas sobre arte, ativismo e o papel da História na compreensão de fenômenos contemporâneos. Adentre estas páginas e descubra a história que floresceu, com singular beleza e originalidade, à sombra de um mito. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | ALÉM DO MITO NÓRDICO: A ORIGEM DO BLACK METAL EM SANTA CATARINA (1988-2015) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ALEM DO MITO NORDICO.pdf | 3,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132900/2/ALEM DO MITO NORDICO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons