Sequência Didática: Estudo de frações com situações cotidianas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCavalieri, Ana-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-26T17:36:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-26T17:36:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-22-
identificador: dc.identifier.otherRecurso Educacional Ana Cavalieri.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132867-
Resumo: dc.description.abstractNosso Recurso Educacional, voltado para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) do Ensino Médio, consiste em uma sequência didática com foco no ensino de frações por meio de uma abordagem humanizadora e significativa, em que o estudante desenvolve o conhecimento a partir da interação com um material manipulável e com situações do dia a dia. Nosso desejo com este trabalho é contribuir com a comunidade acadêmica e educacional, apresentando uma proposta didática que promove aulas interativas e contextualizadas em situações cotidianas. A sequência didática é composta por cinco atividades, concebidas para alunos da EJAI do Ensino Médio, porém aplicáveis na EJAI do Ensino Fundamental. A primeira atividade consiste na aplicação de dois questionários iniciais, visando identificar a faixa-etária e as profissões dos alunos, suas percepções a respeito do uso e da importância das frações em suas tarefas profissionais e no dia a dia em geral, além de seus conhecimentos prévios sobre o assunto. A segunda atividade envolve o uso dos discos de frações como recurso didático para a visualização de equivalência, comparação e adição de frações. A terceira atividade estimula a leitura, a compreensão e o uso de receitas culinárias com medidas fracionárias de ingredientes. A quarta envolve situações-problemas para decisões de consumo, com comparações de compras de um mesmo produto com pesos e preços diferentes em um supermercado. A quinta e última atividade consiste na aplicação de dois questionários finais, visando identificar o impacto das atividades realizadas nas percepções dos estudantes a respeito do uso e da importância das frações em suas tarefas profissionais e no dia a dia em geral e verificar a aprendizagem sobre o assunto. Nosso desejo é que este recurso possa oferecer momentos de aprendizagem significativos, envolventes e cheios de sentido. Que o estudo das frações ganhe sentido e se conecte com os cotidianos dos alunos, tornando-se mais próximo e útil. Ao mediar esse processo com sensibilidade e respeito às experiências que cada estudante carrega, acreditamos que você obterá bons resultados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent875,2kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFraçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens, Adultos e Idosospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJAIpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Título: dc.titleSequência Didática: Estudo de frações com situações cotidianas na Educação de Jovens, Adultos e Idosospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMAT-UFRRJpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso Educacional da Dissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons