
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cavalieri, Ana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Aline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-26T17:36:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-26T17:36:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Recurso Educacional Ana Cavalieri.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132867 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Nosso Recurso Educacional, voltado para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) do Ensino Médio, consiste em uma sequência didática com foco no ensino de frações por meio de uma abordagem humanizadora e significativa, em que o estudante desenvolve o conhecimento a partir da interação com um material manipulável e com situações do dia a dia. Nosso desejo com este trabalho é contribuir com a comunidade acadêmica e educacional, apresentando uma proposta didática que promove aulas interativas e contextualizadas em situações cotidianas. A sequência didática é composta por cinco atividades, concebidas para alunos da EJAI do Ensino Médio, porém aplicáveis na EJAI do Ensino Fundamental. A primeira atividade consiste na aplicação de dois questionários iniciais, visando identificar a faixa-etária e as profissões dos alunos, suas percepções a respeito do uso e da importância das frações em suas tarefas profissionais e no dia a dia em geral, além de seus conhecimentos prévios sobre o assunto. A segunda atividade envolve o uso dos discos de frações como recurso didático para a visualização de equivalência, comparação e adição de frações. A terceira atividade estimula a leitura, a compreensão e o uso de receitas culinárias com medidas fracionárias de ingredientes. A quarta envolve situações-problemas para decisões de consumo, com comparações de compras de um mesmo produto com pesos e preços diferentes em um supermercado. A quinta e última atividade consiste na aplicação de dois questionários finais, visando identificar o impacto das atividades realizadas nas percepções dos estudantes a respeito do uso e da importância das frações em suas tarefas profissionais e no dia a dia em geral e verificar a aprendizagem sobre o assunto. Nosso desejo é que este recurso possa oferecer momentos de aprendizagem significativos, envolventes e cheios de sentido. Que o estudo das frações ganhe sentido e se conecte com os cotidianos dos alunos, tornando-se mais próximo e útil. Ao mediar esse processo com sensibilidade e respeito às experiências que cada estudante carrega, acreditamos que você obterá bons resultados. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 875,2kB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Frações | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens, Adultos e Idosos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EJAI | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| Título: dc.title | Sequência Didática: Estudo de frações com situações cotidianas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFMAT-UFRRJ | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso Educacional da Dissertação de Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Recurso Educacional Ana Cavalieri.pdf | 854.7 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132867/2/Recurso Educacional Ana Cavalieri.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons