Pode a história imunizar os alunos? A pandemia de Covid-19 e o ensino de história através das reportagens da BBC News Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLacerda, Rayner-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-24T16:53:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-24T16:53:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-
identificador: dc.identifier.otherPodeHistoriaImunizarpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132802-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação investiga o potencial das “reportagens de cunho histórico” produzidas pela BBC News Brasil como ferramenta didática para o ensino de história. Focando no contexto da pandemia de Covid-19, especialmente entre 2020 e 2022, a pesquisa analisa como estes materiais podem ser utilizados em sala de aula para desenvolver o pensamento histórico dos alunos ao confrontar esta crise sanitária com outros eventos do passado, como a Gripe Espanhola e a história da vacinação. Também tem como objetivo debater e problematizar o potencial do uso de materiais periódicos para (re) pensar o conhecimento histórico escolar, em um estreito diálogo com a historiografia. O referencial teórico-metodológico baseia-se no conceito de Pensamento Histórico, desenvolvido por Peter Seixas e perpassa características da Consciência História, elaborada por Rüsen e ressignificada por Schmidt. Como resultado serão apresentadas três sequências didáticas que possibilitam ao professor utilizar estas reportagens para estimular a reflexão histórica, permitindo que os alunos compreendam a história como um processo em constante construção e que dialoga com os eventos contemporâneos, além de aprimorar sua capacidade crítico-reflexiva de construir argumentos relacionando diferentes temporalidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDoenças e epidemiaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensamento históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequências didáticaspt_BR
Título: dc.titlePode a história imunizar os alunos? A pandemia de Covid-19 e o ensino de história através das reportagens da BBC News Brasilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons