Caderno de Oficinas Pedagógicas: Um Roteiro sobre Educação em Direitos Humanos no Ensino Médio Integrado.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFAM Centropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Hozana-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Ana Cláudia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-24T14:08:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-24T14:08:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-24-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional EDHpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132795-
Resumo: dc.description.abstractO "Caderno de Oficinas Pedagógicas – Um Roteiro sobre Educação em Direitos Humanos no Ensino Médio Integrado" é um produto educacional, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Sua finalidade principal é servir como uma ferramenta de formação continuada para professores, capacitando-os a integrar a Educação em Direitos Humanos (EDH) de forma prática, transversal e colaborativa no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI). Estruturado como um guia prático, o caderno oferece um roteiro detalhado para a realização de três oficinas pedagógicas sequenciais e interligadas. As oficinas abordam desde os fundamentos da EDH na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a valorização dos saberes experienciais dos docentes, até a aplicação prática em um plano de trabalho coletivo focado na sustentabilidade socioambiental. O material inclui uma sólida contextualização teórica, preparativos para as atividades, dinâmicas, sugestões de materiais, textos de apoio e instrumentos de avaliação. A metodologia proposta é a da oficina pedagógica, um espaço participativo que visa superar a fragmentação do conhecimento e promover o diálogo entre os docentes dos núcleos básico e técnico. O produto se fundamenta em princípios como a formação humana integral, o trabalho como princípio educativo e a valorização dos saberes docentes, buscando traduzir esses ideais em práticas pedagógicas concretas. Destinado principalmente a professores da área de Ciências Humanas e Sociais e demais interessados na temática, o caderno tem como impacto esperado o aprimoramento da prática docente, a efetivação de um currículo verdadeiramente integrado e, em última instância, a promoção de uma formação cidadã, crítica e ética para os estudantes, contribuindo para a construção de uma cultura de Direitos Humanos no ambiente escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13.134KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Direitos Humanos; Ensino Médio Integrado; Formação Continuada de Professores; Oficinas Pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleCaderno de Oficinas Pedagógicas: Um Roteiro sobre Educação em Direitos Humanos no Ensino Médio Integrado.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons