Saber esportivo: para além do campo de visão

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSarmento Pereira, Maria do Perpetuo Socorro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-21T21:36:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-21T21:36:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-11-
identificador: dc.identifier.otherSABER ESPORTIVO:PARA ALÉM DO CAMO DE VISÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132733-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa buscou compreender como os desenhos táteis esportivos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual do Ensino Médio integrado e regular. Especificamente, objetivou-se: a) conhecer a vivência do aluno DV com a prática esportiva na EFE, a percepção grafo-tátil e o uso de desenho tátil esportivo; b) produzir desenho tátil em papel microcapsulado de espaços esportivos: basquete, handebol, voleibol, futebol/futsal, tênis de quadra e beach tennis a serem avaliados pelo aluno DV (texturas e linhas); e c) verificar a experiência dos professores de Educação Física atuantes na construção e no uso do desenho tátil esportivo no processo de ensino-aprendizagem do aluno DV. A pesquisa teve a participação de 5 alunos e 7 professores (atuantes no Ensino Médio). O estudo foi realizado sob o manto da pesquisa qualitativa, cujos dados coletados foram analisados pelo modo indutivo com base em levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas e observação direta, empregando-se a análise de conteúdo, fundamentada nos dispositivos legais nacionais e internacionais e em pressupostos teóricos de autores, os quais entendem o processo educacional como “inclusivo”. Considerou, ainda, a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade, que, consequentemente, desafiam as possibilidades de estratégias pedagógicas frente às necessidades e às habilidades de todos(as) os(as) alunos(as). Relevante evidenciar que os dados coletados e analisados apontaram para a imprescindibilidade, pertinência e contemporaneidade da temática apresentada. Ressaltaram, também, a potencialidade deste estudo em contribuir para o processo de inclusão do(a) aluno(a) com DV na EFE. Isso porque é através de estudos contínuos que é factível percorrer caminhos ainda não trilhados na busca por saberes e práticas que promovam a inclusão da diversidade humana, diferentes saberes e formas de aprendizagens.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes esportivospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiente visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho tátilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Título: dc.titleSaber esportivo: para além do campo de visãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestradopt_BR
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