
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sarmento Pereira, Maria do Perpetuo Socorro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-21T21:36:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-21T21:36:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | SABER ESPORTIVO:PARA ALÉM DO CAMO DE VISÃO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132733 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou compreender como os desenhos táteis esportivos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual do Ensino Médio integrado e regular. Especificamente, objetivou-se: a) conhecer a vivência do aluno DV com a prática esportiva na EFE, a percepção grafo-tátil e o uso de desenho tátil esportivo; b) produzir desenho tátil em papel microcapsulado de espaços esportivos: basquete, handebol, voleibol, futebol/futsal, tênis de quadra e beach tennis a serem avaliados pelo aluno DV (texturas e linhas); e c) verificar a experiência dos professores de Educação Física atuantes na construção e no uso do desenho tátil esportivo no processo de ensino-aprendizagem do aluno DV. A pesquisa teve a participação de 5 alunos e 7 professores (atuantes no Ensino Médio). O estudo foi realizado sob o manto da pesquisa qualitativa, cujos dados coletados foram analisados pelo modo indutivo com base em levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas e observação direta, empregando-se a análise de conteúdo, fundamentada nos dispositivos legais nacionais e internacionais e em pressupostos teóricos de autores, os quais entendem o processo educacional como “inclusivo”. Considerou, ainda, a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade, que, consequentemente, desafiam as possibilidades de estratégias pedagógicas frente às necessidades e às habilidades de todos(as) os(as) alunos(as). Relevante evidenciar que os dados coletados e analisados apontaram para a imprescindibilidade, pertinência e contemporaneidade da temática apresentada. Ressaltaram, também, a potencialidade deste estudo em contribuir para o processo de inclusão do(a) aluno(a) com DV na EFE. Isso porque é através de estudos contínuos que é factível percorrer caminhos ainda não trilhados na busca por saberes e práticas que promovam a inclusão da diversidade humana, diferentes saberes e formas de aprendizagens. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saberes esportivos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiente visual | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho tátil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| Título: dc.title | Saber esportivo: para além do campo de visão | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Mestrado - SARMENTO_Versão Revisada.pdf | 3.3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132733/2/Dissertação Mestrado - SARMENTO_Versão Revisada.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons