
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Piauí - UESPI | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Peixoto, Felipe Morais | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-21T18:24:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-21T18:24:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.geogebra.org/m/vb6nbmtg | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132723 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo principal do livro é articular o desenvolvimento conceitual das funções exponenciais com atividades investigativas e interativas implementadas via GeoGebraBook, propiciando experiências de modelagem, visualização dinâmica e avaliação formativa. O desenvolvimento seguiu uma sequência estruturada de etapas – concepção pedagógica, seleção e organização de conteúdos, design de atividades, implementação técnica no GeoGebraBook, produção de atividades e problemas. O livro digital é possível ser encontrado atraves do link: https://www.geogebra.org/m/vb6nbmtg A criação de um e-book que trata do ensino de funções exponenciais pode facilitar a compreensão do aluno devido a grande quantidade de gráficos que são necessários construir para um melhor entendimento das diversas funções que modelam os problemas de funções exponenciais. Nas últimas décadas, a presença da tecnologia no ambiente escolar tem se intensificado, tornando-se cada vez mais um elemento nas práticas pedagógicas. No ensino da Matemática, em particular, a incorporação de recursos digitais representa não apenas uma inovação metodológica, mas uma necessidade diante das novas formas de aprender e ensinar. A Matemática, tradicionalmente tratada como disciplina abstrata e de difícil entendimento, ganha novas possibilidades quando integrada a ferramentas digitais que possibilitam a visualização dinâmica de conceitos, a manipulação de variáveis e a experimentação de fenômenos. Nesse cenário, o livro digital interativo sobre funções exponenciais, elaborado em formato GeoGebraBook, constitui uma proposta de material educacional que dialoga diretamente com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Ao trazer problemas resolvidos e propostos, o recurso não apenas favorece o desenvolvimento de competências matemáticas, mas também atende às necessidades de um ensino mais ativo e centrado no estudante. Tal perspectiva está alinhado com os estudos de Moran (2018), que ressalta que o uso de metodologias ativas, potencializadas pelas tecnologias, tem o poder de transformar a sala de aula em um espaço de interação, reflexão e protagonismo discente. Além disso, os resultados de avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), têm apontado deficiências significativas na aprendizagem matemática, principalmente em funções exponenciais. Esse dado reforça a necessidade de repensar práticas pedagógicas e de investir em materiais que favoreçam a compreensão conceitual e o raciocínio crítico. Nesse contexto, o livro digital surge como uma tentativa concreta de suprir tais dificuldades, promovendo uma integração entre currículo, tecnologia e inovação pedagógica. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Funções Exponenciais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Livro Digital | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | GeogebraBook | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino de Funções Exponenciais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons