
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Roraima - UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, ANTÔNIO CARLOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-19T00:23:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-19T00:23:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-18 | - |
| identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO MESTRADO - ANTONIO CARLOS ARAÚJO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132622 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | As constantes indagações sobre o porquê estudar História e sua relevância para a vida prática levaram-me a refletir sobre a importância do ensino de História no ensino fundamental. Tal reflexão resultou em algumas questões que busquei responder ao longo da pesquisa. Existe realmente uma relação entre o ensino de História e a vida cotidiana dos alunos? Se tal relação existir, o que fazer para que eles compreendam a relevância da História para a vida além da acadêmica? Levar o aluno a compreender como a História pode contribuir para a vida cotidiana, principalmente numa sociedade onde muitas vezes tem preterido as ciências humanas em relação às demais áreas do conhecimento, é o principal objetivo deste trabalho. Além da revisão bibliográfica, onde aproprio-me de trabalhos de teóricos como Jörn Rüsen, Peter Lee, Maria Auxiliadora Schmidt e Luís Fernando Cerri entre outros, utilizei como metodologia, grupos focais realizados com professores de História e alunos do 6º ano. A dimensão propositiva, ou seja, a contribuição tangível deste trabalho para o ensino de História consistiu na produção de um paradidático que poderá ser utilizado em aulas do 6º ano. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,5 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Didática da História; Ensino de História; Literacia; Relevância da História; Teoria da História. | pt_BR |
| Título: dc.title | Para que serve a História? – Considerações sobre a relevância do ensino de História no Ensino Fundamental | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória - Mestrado) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO MESTRADO - ANTONIO CARLOS ARAÚJO.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132622/2/DISSERTAÇÃO MESTRADO - ANTONIO CARLOS ARAÚJO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons