
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Roraima - UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PARENTE, GISELE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-18T22:17:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-18T22:17:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-18 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TRABALHO DISSERT. CONCLUIDO- GISELE PARENTE | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132621 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O estudo intitulado “Ecoando Saberes: um olhar decolonial sobre a representação da mulher negra no livro didático de História do Ensino Médio em Boa Vista/RR” investigou as mudanças e permanências na forma como a mulher negra é representada em livros didáticos de História do Ensino Médio, a fim de poder organizar uma proposta de ação pedagógica para o ensino de História. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com base em investigação bibliográfica e documental, fundamentada em referências étnico-raciais, de gênero e da perspectiva decolonial. Foram analisados dois livros selecionados trienalmente: História Global (2ª série, 2016), de Gilberto Cotrim, da Editora Saraiva, e Diálogos: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (2020), da Editora Moderna, organizado por Julieta Romero et al. A dissertação está organizada em cinco capítulos. O primeiro apresenta a introdução. O segundo discute a didática da História com base em Jörn Rüsen (2015) e os conceitos de raça e gênero sob a perspectiva decolonial de Catherine Walsh (2019). O terceiro aborda o Programa Nacional do Livro Didático, as mudanças oriundas das Leis 10.639/03 e 11.645/08, a BNCC e os livros analisados. No quarto capítulo, trata-se da representação da mulher negra segundo Nilma Lino Gomes (2005). O quinto capítulo apresenta o produto da pesquisa: um caderno pedagógico digital com cinco oficinas didáticas, baseadas na metodologia da Aula-oficina, proposta por Isabel Barca (2004) e Maria Auxiliadora Schmidt (2017). As oficinas abordam temáticas como trabalho, cultura, cidadania, identidade e protagonismo, inspiradas em figuras como Tereza de Benguela, Mãe Gilda, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Carolina Maria de Jesus. O objetivo do caderno é auxiliar professores na inclusão da história das mulheres negras no ensino de História, promovendo reflexões sobre questões étnico-raciais e de gênero nas escolas públicas de Roraima. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 28,3 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Decolonial; Livro didático e Mulher Negra | pt_BR |
| Título: dc.title | ECOANDO SABERES: UM OLHAR DECOLONIAL SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO EM BOA-VISTA/RR | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória - Mestrado) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de história | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TRABALHO DISSERT. CONCLUIDO- GISELE PARENTE.pdf | 29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132621/2/TRABALHO DISSERT. CONCLUIDO- GISELE PARENTE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons