ECOANDO SABERES: UM OLHAR DECOLONIAL SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO EM BOA-VISTA/RR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Roraima - UFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPARENTE, GISELE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-18T22:17:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-18T22:17:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-18-
identificador: dc.identifier.otherTRABALHO DISSERT. CONCLUIDO- GISELE PARENTEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132621-
Resumo: dc.description.abstractO estudo intitulado “Ecoando Saberes: um olhar decolonial sobre a representação da mulher negra no livro didático de História do Ensino Médio em Boa Vista/RR” investigou as mudanças e permanências na forma como a mulher negra é representada em livros didáticos de História do Ensino Médio, a fim de poder organizar uma proposta de ação pedagógica para o ensino de História. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com base em investigação bibliográfica e documental, fundamentada em referências étnico-raciais, de gênero e da perspectiva decolonial. Foram analisados dois livros selecionados trienalmente: História Global (2ª série, 2016), de Gilberto Cotrim, da Editora Saraiva, e Diálogos: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (2020), da Editora Moderna, organizado por Julieta Romero et al. A dissertação está organizada em cinco capítulos. O primeiro apresenta a introdução. O segundo discute a didática da História com base em Jörn Rüsen (2015) e os conceitos de raça e gênero sob a perspectiva decolonial de Catherine Walsh (2019). O terceiro aborda o Programa Nacional do Livro Didático, as mudanças oriundas das Leis 10.639/03 e 11.645/08, a BNCC e os livros analisados. No quarto capítulo, trata-se da representação da mulher negra segundo Nilma Lino Gomes (2005). O quinto capítulo apresenta o produto da pesquisa: um caderno pedagógico digital com cinco oficinas didáticas, baseadas na metodologia da Aula-oficina, proposta por Isabel Barca (2004) e Maria Auxiliadora Schmidt (2017). As oficinas abordam temáticas como trabalho, cultura, cidadania, identidade e protagonismo, inspiradas em figuras como Tereza de Benguela, Mãe Gilda, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Carolina Maria de Jesus. O objetivo do caderno é auxiliar professores na inclusão da história das mulheres negras no ensino de História, promovendo reflexões sobre questões étnico-raciais e de gênero nas escolas públicas de Roraima.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent28,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Decolonial; Livro didático e Mulher Negrapt_BR
Título: dc.titleECOANDO SABERES: UM OLHAR DECOLONIAL SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO EM BOA-VISTA/RRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória - Mestrado)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de históriapt_BR
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