A INTEGRAÇÃO DA BIBLIOTECA AO FAZER PEDAGÓGICO POR MEIO DA LITERATURA E DA FORMAÇÃO DE LEITORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Brasíliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Jadir-
Autor(es): dc.contributor.authorRosa, Daniele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-18T15:30:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-18T15:30:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Jadir Viana Costapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132613-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação, desenvolvida no IFB – Campus Brasília com turmas do Ensino Médio Integrado em Eventos, investiga modos de integrar a biblioteca ao trabalho pedagógico por meio da literatura, articulando letramentos literário, crítico e político com foco no gênero conto. Teve como objetivo ressignificar a biblioteca como espaço pedagógico extraclasse, materializando-se em um Produto Educacional (PE) composto por sequência didática em um e-book com produções estudantis. Metodologicamente, a pesquisa estruturou, aplicou e avaliou o PE em três etapas, realizadas na biblioteca e no Laboratório de Leitura e Produção Textual (LabTexto), com mediação dialógica inspirada nos “círculos de cultura” e avaliação por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes, docentes e profissionais de biblioteca. Os resultados evidenciam a biblioteca como organismo vivo e território de encontro, escuta e expressão cultural; a consolidação de um clube de leitura que promoveu pertencimento, autoria e trocas horizontais; e o fortalecimento do papel dos técnico-administrativos como mediadores culturais. As narrativas estudantis abordaram temas como mudanças climáticas, desigualdade de gênero, opressões relacionadas à orientação sexual e violência psicológica, revelando a transposição da experiência em elaboração estética e reflexão social.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectbiblioteca; letramento literário; letramento crítico e político; clube de leitura; conto.pt_BR
Título: dc.titleA INTEGRAÇÃO DA BIBLIOTECA AO FAZER PEDAGÓGICO POR MEIO DA LITERATURA E DA FORMAÇÃO DE LEITORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons