Chatbots e Tutores Inteligentes: O Novo Papel do Professor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Acadêmica Aluzpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa Pacheco Souza, Lívia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-19T18:35:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-19T18:35:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-19-
identificador: dc.identifier.otherPapel do Professor na Era Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132608-
Resumo: dc.description.abstractO avanço dos chatbots e dos tutores inteligentes está transformando a sala de aula ao oferecer suporte personalizado, respostas imediatas e novas possibilidades de aprendizagem. Essas tecnologias não substituem o professor; ao contrário, ampliam a necessidade de um educador que atue como mediador crítico, capaz de orientar, interpretar e criar experiências de aprendizagem mais significativas. Nesse novo cenário, o professor deixa de ser apenas transmissor de conteúdo e passa a exercer funções mais complexas, como curadoria digital e acompanhamento individualizado. Assim, entender o impacto desses sistemas é essencial para pensar o futuro da educação em ambientes híbridos, interativos e conectados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,75 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMediaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleChatbots e Tutores Inteligentes: O Novo Papel do Professorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons