“A História que a ‘História não Conta”: O Samba-enredo como uma visão decolonial no Ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Roraima - UFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCRUZ, NATÁLIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-18T21:47:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-18T21:47:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-18-
identificador: dc.identifier.otherNATÁLIA CRUZ DISSERTAÇÃO MESTRADOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132598-
Resumo: dc.description.abstractAcredito que o samba seja uma das maiores expressões culturais da sociedade brasileira e parte elementar de nossa identidade como povo, assim podendo ser material pedagógico potente, dentro da perspectiva escolar. Pensando nisso, esta pesquisa visa propor uma reflexão sobre o uso do samba-enredo na aula de História, construindo uma visão decolonial para o ensino dessa disciplina. Para atingir os objetivos desta investigação, metodologicamente este trabalho está pautado em revisões bibliográficas, com autores do campo do Ensino, e análise documental, pautada nas letras do samba. Na perspectiva teórica, está embasada em pesquisadores do campo do Ensino de História, como Circe Bittencourt, Ana Maria Monteiro e Carmen Teresa Gabriel. Adentrando aos conceitos de Decolonialidade e Samba, mobilizamos os conceitos discutidos por Luiz Rufino, Cinthia de Araújo, Helena Araújo e Luiz Antonio Simas. Seguindo, examinamos criticamente os temas e narrativas presentes nas letras do samba “Hutukara” e “História para ninar gente grande”, elaboradas, respectivamente, pela Escola Acadêmicos do Salgueiro e Estação Primeira de Mangueira. Como dimensão propositiva, a pesquisa apresenta roteiros de aprendizagem digitais, elaborados no aplicativo Sway, destinados a professores e estudantes, com vistas a fomentar práticas pedagógicas decoloniais mediadas pelo samba-enredo e voltadas para a construção de uma educação crítica, plural e representativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent100 megaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Decolonialidade; Samba; Samba-enredo.pt_BR
Título: dc.title“A História que a ‘História não Conta”: O Samba-enredo como uma visão decolonial no Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória - Mestrado)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons