
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Figueiredo, Aretuza | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pedrosa, José Geraldo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-17T18:08:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-17T18:08:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://heyzine.com/flip-book/f2f9b80a1c.html#page/3 | - |
| identificador: dc.identifier.other | https://heyzine.com/flip-book/f2f9b80a1c.html#page/3 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132588 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Cartilha digital, composta por textos explicativos e elementos imagéticos, intitulada “Orientações para lidar com estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento em cursos técnicos de enfermagem”. O material é destinado aos docentes do curso Técnico em Enfermagem do Senac Sete Lagoas – MG e tem como propósito descrever os processos de aprendizagem de pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, abordando, de forma específica, as características e necessidades de alunos com Síndrome de Down, Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Específico de Aprendizagem. Além de seu público-alvo principal, o material também se destina a todos os profissionais e interessados em compreender as diferentes formas de aprendizagem, oferecendo subsídios teóricos e práticos para a promoção de uma educação inclusiva. Sua concepção foi fundamentada nas observações realizadas em sala de aula, com base no acompanhamento das metodologias de ensino aplicadas a estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento no curso Técnico de Nível Médio em Enfermagem do Senac Sete Lagoas. O produto educacional propõe-se a apresentar os fundamentos neurobiológicos da aprendizagem, ressaltando as diferenças nos mecanismos cognitivos e nas respostas neurológicas entre os diferentes perfis de estudantes. Nesse contexto, o material inclui a descrição dos principais transtornos do neurodesenvolvimento que interferem no desempenho acadêmico e/ou profissional em decorrência da deficiência intelectual, explicitando como tais condições impactam o processamento das informações, a atenção, a memória, a linguagem e outras funções cognitivas essenciais para o aprendizado e o exercício profissional em enfermagem. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | https://heyzine.com/flip-book/f2f9b80a1c.html#page/3 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | html | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtornos do Neurodesenvolvimento | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Técnico em Enfermagem. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Escolar. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional. | pt_BR |
| Título: dc.title | ORIENTAÇÕES PARA LIDAR COM ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO EM CURSOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons