ORIENTAÇÕES PARA LIDAR COM ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO EM CURSOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFigueiredo, Aretuza-
Autor(es): dc.contributor.authorPedrosa, José Geraldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-17T18:08:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-17T18:08:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://heyzine.com/flip-book/f2f9b80a1c.html#page/3-
identificador: dc.identifier.otherhttps://heyzine.com/flip-book/f2f9b80a1c.html#page/3pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132588-
Resumo: dc.description.abstractCartilha digital, composta por textos explicativos e elementos imagéticos, intitulada “Orientações para lidar com estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento em cursos técnicos de enfermagem”. O material é destinado aos docentes do curso Técnico em Enfermagem do Senac Sete Lagoas – MG e tem como propósito descrever os processos de aprendizagem de pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, abordando, de forma específica, as características e necessidades de alunos com Síndrome de Down, Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Específico de Aprendizagem. Além de seu público-alvo principal, o material também se destina a todos os profissionais e interessados em compreender as diferentes formas de aprendizagem, oferecendo subsídios teóricos e práticos para a promoção de uma educação inclusiva. Sua concepção foi fundamentada nas observações realizadas em sala de aula, com base no acompanhamento das metodologias de ensino aplicadas a estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento no curso Técnico de Nível Médio em Enfermagem do Senac Sete Lagoas. O produto educacional propõe-se a apresentar os fundamentos neurobiológicos da aprendizagem, ressaltando as diferenças nos mecanismos cognitivos e nas respostas neurológicas entre os diferentes perfis de estudantes. Nesse contexto, o material inclui a descrição dos principais transtornos do neurodesenvolvimento que interferem no desempenho acadêmico e/ou profissional em decorrência da deficiência intelectual, explicitando como tais condições impactam o processamento das informações, a atenção, a memória, a linguagem e outras funções cognitivas essenciais para o aprendizado e o exercício profissional em enfermagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extenthttps://heyzine.com/flip-book/f2f9b80a1c.html#page/3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypehtmlpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstornos do Neurodesenvolvimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Técnico em Enfermagem.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolar.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional.pt_BR
Título: dc.titleORIENTAÇÕES PARA LIDAR COM ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO EM CURSOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons