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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, DAYANE BATISTA DOS | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERRETE, RODRIGO BOZI | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-17T12:11:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-17T12:11:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-07 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Dayane Batista.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132578 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Observa-se que é crescente as políticas, documentos, projetos e pesquisas para a inclusão educacional. Entretanto, ainda há uma distância significativa desses avanços com as práticas educativas. O presente estudo teve por objetivo compreender as práticas educativas para a inclusão dos estudantes com baixa visão, do Instituto Federal de Sergipe – IFS, campus Socorro, a partir de narrativas e vivências dos estudantes com baixa visão e dos profissionais envolvidos no seu processo educativo. O estudo faz parte do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e do macroprojeto Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. O percurso metodológico de abordagem qualitativa teve como método o estudo de caso e se utilizou de instrumentos como pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e questionários. Para o tratamento dos dados recorreu a Análise de Discurso de Orlandi (2020). Como produto desenvolveu um guia didático de uma Oficina Educativa para sensibilização da comunidade escolar sobre a inclusão de discentes com baixa visão a partir das experiências compartilhadas. Os resultados indicam que as práticas educativas inclusivas são essenciais para que os estudantes com baixa visão encontrem sentido na sua formação, permaneçam e tenham êxito em sua formação. Para tanto, a Oficina Educativa se mostrou como uma ferramenta eficaz, sensibilizando a comunidade escolar sobre as responsabilidades de cada um para contribuir com uma escola inclusiva, destacando relatos de uma pessoa com baixa visão e situações educativas nas quais se pode interferir de forma a ser inclusiva para esse público. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,87 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Baixa visão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
| Título: dc.title | PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTADO PROFISSIONAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação - Dayane Batista.pdf | Dissertação em EPT inclusão baixa visão | 1,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132578/2/Dissertação - Dayane Batista.pdfDownload |
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