PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, DAYANE BATISTA DOS-
Autor(es): dc.contributor.authorFERRETE, RODRIGO BOZI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-17T12:11:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-17T12:11:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Dayane Batista.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132578-
Resumo: dc.description.abstractObserva-se que é crescente as políticas, documentos, projetos e pesquisas para a inclusão educacional. Entretanto, ainda há uma distância significativa desses avanços com as práticas educativas. O presente estudo teve por objetivo compreender as práticas educativas para a inclusão dos estudantes com baixa visão, do Instituto Federal de Sergipe – IFS, campus Socorro, a partir de narrativas e vivências dos estudantes com baixa visão e dos profissionais envolvidos no seu processo educativo. O estudo faz parte do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e do macroprojeto Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. O percurso metodológico de abordagem qualitativa teve como método o estudo de caso e se utilizou de instrumentos como pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e questionários. Para o tratamento dos dados recorreu a Análise de Discurso de Orlandi (2020). Como produto desenvolveu um guia didático de uma Oficina Educativa para sensibilização da comunidade escolar sobre a inclusão de discentes com baixa visão a partir das experiências compartilhadas. Os resultados indicam que as práticas educativas inclusivas são essenciais para que os estudantes com baixa visão encontrem sentido na sua formação, permaneçam e tenham êxito em sua formação. Para tanto, a Oficina Educativa se mostrou como uma ferramenta eficaz, sensibilizando a comunidade escolar sobre as responsabilidades de cada um para contribuir com uma escola inclusiva, destacando relatos de uma pessoa com baixa visão e situações educativas nas quais se pode interferir de forma a ser inclusiva para esse público.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,87 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBaixa visãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTADO PROFISSIONALpt_BR
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