A invenção do pHmetro: uma história para a formação de professores

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRomero, Thales Caiê Lopes-
Autor(es): dc.contributor.authorBaldinato, José Otavio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-17T11:31:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-17T11:31:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacional_Thales_versaofinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132577-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional integra a pesquisa de mestrado intitulada “História da Ciência e abordagem CTSA: interfaces formativas a partir da História Interrompida do pHmetro”, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), sob orientação do Professor Doutor José Otavio Baldinato. Fundamentamos a elaboração deste Produto Educacional nos referenciais de História da Ciência (HC), estruturando uma História Interrompida sobre Arnold Beckman (1900-2004). O objetivo central deste trabalho é aproximar HC e CTSA, promovendo discussões sobre aspectos da Natureza da Ciência (NdC). Para isso, exploramos momentos-chave da trajetória de Beckman, destacando seu papel no desenvolvimento do pHmetro e suas implicações científicas e tecnológicas, assim como aspectos pessoais que permearam a trajetória do nosso personagem. Dessa forma, buscamos estimular reflexões sobre a construção do conhecimento científico, seus impactos sociais e as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Nossa proposta foi testada com professores de Química em formação, permitindo que futuros docentes vivenciassem uma abordagem que integra aspectos históricos e práticos ao ensino. Apesar de ter sido desenvolvida no contexto da licenciatura, ela também pode ser usada em cursos de bacharelado, especialmente em disciplinas voltadas à Química Analítica, Físico-Química e Instrumentação Analítica. Essa abordagem contribui para a compreensão do desenvolvimento dos instrumentos científicos e estimula uma reflexão sobre como a ciência se relaciona com situações reais e experiências vividas pelos estudantes. Uma condição essencial para o desenvolvimento desta abordagem é a disponibilidade de um pHmetro digital, uma vez que a interrupção para prática experimental envolve esse equipamento. O uso de tal instrumento permite que os participantes compreendam não apenas seu funcionamento técnico, mas também que reflitam sobre a indústria de análises químicas e os contextos históricos e sociais que motivaram sua criação. Dessa forma, buscamos consolidar uma experiência formativa que integra teoria e prática, promovendo um ensino de Química contextualizado e significativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2246Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecthistória da ciênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória interrompidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpHmetropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBeckmanpt_BR
Título: dc.titleA invenção do pHmetro: uma história para a formação de professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
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