
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Romero, Thales Caiê Lopes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Baldinato, José Otavio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-17T11:31:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-17T11:31:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional_Thales_versaofinal | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132577 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional integra a pesquisa de mestrado intitulada “História da Ciência e abordagem CTSA: interfaces formativas a partir da História Interrompida do pHmetro”, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), sob orientação do Professor Doutor José Otavio Baldinato. Fundamentamos a elaboração deste Produto Educacional nos referenciais de História da Ciência (HC), estruturando uma História Interrompida sobre Arnold Beckman (1900-2004). O objetivo central deste trabalho é aproximar HC e CTSA, promovendo discussões sobre aspectos da Natureza da Ciência (NdC). Para isso, exploramos momentos-chave da trajetória de Beckman, destacando seu papel no desenvolvimento do pHmetro e suas implicações científicas e tecnológicas, assim como aspectos pessoais que permearam a trajetória do nosso personagem. Dessa forma, buscamos estimular reflexões sobre a construção do conhecimento científico, seus impactos sociais e as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Nossa proposta foi testada com professores de Química em formação, permitindo que futuros docentes vivenciassem uma abordagem que integra aspectos históricos e práticos ao ensino. Apesar de ter sido desenvolvida no contexto da licenciatura, ela também pode ser usada em cursos de bacharelado, especialmente em disciplinas voltadas à Química Analítica, Físico-Química e Instrumentação Analítica. Essa abordagem contribui para a compreensão do desenvolvimento dos instrumentos científicos e estimula uma reflexão sobre como a ciência se relaciona com situações reais e experiências vividas pelos estudantes. Uma condição essencial para o desenvolvimento desta abordagem é a disponibilidade de um pHmetro digital, uma vez que a interrupção para prática experimental envolve esse equipamento. O uso de tal instrumento permite que os participantes compreendam não apenas seu funcionamento técnico, mas também que reflitam sobre a indústria de análises químicas e os contextos históricos e sociais que motivaram sua criação. Dessa forma, buscamos consolidar uma experiência formativa que integra teoria e prática, promovendo um ensino de Química contextualizado e significativo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2246Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | história da ciência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | história interrompida | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | pHmetro | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Beckman | pt_BR |
| Título: dc.title | A invenção do pHmetro: uma história para a formação de professores | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto_Educacional_Thales_versaofinal.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132577/2/Produto_Educacional_Thales_versaofinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons