Aprendiendo español con una Carta de bebidas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC- Campus Florianópolis-Continentept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPITT, Tamirys Pereira Taborda-
Autor(es): dc.contributor.authorVALER, Salete-
Autor(es): dc.contributor.authorFACHIN, Paulo Cesar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-18T14:03:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-18T14:03:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-18-
identificador: dc.identifier.otherAprendiendo español con una Carta de bebidaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132571-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional, Sequência didática com Plano de aula, Aprendiendo español con una Carta de bebidas faz parte da pesquisa-ação denominada Práticas pedagógicas de língua espanhola mediadas pelo gênero discursivo/textual Carta de bebidas como Trabalho de Conclusão de Curso realizada no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básica. A partir do problema e da hipótese elencados, a pesquisa-ação teve por objetivo geral investigar em que medida atividades pedagógicas focadas em práticas sociais da língua podem contribuir para ampliar o interesse dos estudantes na aprendizagem da língua oral espanhola. Para isso a Sequência didática elaborada teve por objetivo de aprendizagem ampliar nos estudantes as habilidades linguísticas da língua espanhola e do conteúdo temático em estudo, tendo como unidade de ensino-aprendizagem o gênero discursivo/textual Carta de bebidas. Os resultados indicam que a implementação pedagógica promoveu maior engajamento entre os estudantes, contribuindo para a superação de resistências iniciais e ampliando a confiança para seguir com a aprendizagem da prática oral da língua espanhola, bem como da cultura mediada pela língua.Concluo que práticas pedagógicas elaboradas a partir de tendências pedagógicas progressistas e críticas, na perspectiva sociocultural e focadas na Aprendizagem baseadas em Projeto são relevantes para a aprendizagem. Em termos linguísticos, assumir o texto como prática social da língua como unidade de ensino e aprendizagem é essencial para motivar os estudantes para a aprendizagem e valorização da língua adicional no currículo escolar. Também refletem uma transformação na ação docente pela compreensão de diferentes abordagens teóricas e pela aplicação da pesquisa-ação na sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.3mBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEspecialização Espanhol. Pesquisa-ação.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectênero discursivo/textual Carta de bebidaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio. Educação pública.pt_BR
Título: dc.titleAprendiendo español con una Carta de bebidaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básica.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons