
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Acadêmica Aluz | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa Pacheco Souza, Lívia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos do Carmo, Juliana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-17T22:54:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-17T22:54:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Pedagogia Lúdica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132569 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O texto discute a relação entre brincar e aprender na educação infantil, ressaltando que, embora as crianças valorizem o brincar e os currículos reconheçam sua importância, a prática escolar tende a separar as duas dimensões, associando a aprendizagem a atividades dirigidas pelos adultos e relegando o brincar ao tempo livre. A partir de uma reflexão teórica e de pesquisas sobre a pré-escola, o artigo busca analisar os fundamentos dessa separação e propor uma pedagogia futura que integre brincar e aprender, reconhecendo suas afinidades e potencializando a criatividade infantil. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,68 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | pt_BR |
| Título: dc.title | A Criança que Aprende Brincando: Para uma Pedagogia da Primeira Infância | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons