A Criança que Aprende Brincando: Para uma Pedagogia da Primeira Infância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Acadêmica Aluzpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa Pacheco Souza, Lívia-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos do Carmo, Juliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-17T22:54:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-17T22:54:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-17-
identificador: dc.identifier.otherPedagogia Lúdicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132569-
Resumo: dc.description.abstractO texto discute a relação entre brincar e aprender na educação infantil, ressaltando que, embora as crianças valorizem o brincar e os currículos reconheçam sua importância, a prática escolar tende a separar as duas dimensões, associando a aprendizagem a atividades dirigidas pelos adultos e relegando o brincar ao tempo livre. A partir de uma reflexão teórica e de pesquisas sobre a pré-escola, o artigo busca analisar os fundamentos dessa separação e propor uma pedagogia futura que integre brincar e aprender, reconhecendo suas afinidades e potencializando a criatividade infantil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,68 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCriatividadept_BR
Título: dc.titleA Criança que Aprende Brincando: Para uma Pedagogia da Primeira Infânciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons