
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Michella Rocha dos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | VALER, Salete | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-17T16:54:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-17T16:54:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Caminhos para uma formação integral na EJA-EPT. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132566 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional, Cartilha resulta da pesquisa Trabalhadoras estudantes-mães na EJA-EPT Ensino Médio Integrado: Perspectiva acerca da Formação Integral realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). O objetivo geral da pesquisa foi investigar em que medida os princípios da EPT estão norteando a formação integral das trabalhadoras estudantes-mães nos Cursos Cozinha e Panificação Integrado ao Ensino Médio modalidade EJA-EPT (PROEJA) do Instituto Federal de Santa Catarina IFSC- Florianópolis-Continente. Os resultados dos instrumentos revelam que a EJA-EPT tem um impacto transformador, especialmente para as estudantes-mães, mas sofre pressões do modelo societário, demonstrando que há um tensionamento entre a formação técnica e a formação humana o que não permite o aprofundamento teórico-prático, reduzindo as relações sociais ao imediato. O objetivo da cartilha é apresentar alguns conceitos da EPT para estudantes e demais atores para promover reflexões sobre o mundo do trabalho. Com base nos resultados, foi elaborado a cartilha Caminhos para uma formação integral na EJA-EPT, com base em autores da EPT, como Ciavatta (2005, 2008), Frigotto (2012), Machado (2008), Moura (2007, 2014), Pacheco (2019), Ramos (2014, 2017) e Saviani (2007, 2021). Reforça-se assim a relevância deste produto para disseminar conceitos e estimular o desenvolvimento dos estudantes em sua integralidade para que reflitam de forma crítica a prática social que transforme a sua realidade e a de sua comunidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8.24mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT. Produto educacional Cartilha. Práticas educativas. EJA- EPT. Estudantes-mães. Princípios da EPT. | pt_BR |
| Título: dc.title | Caminhos para uma formação integral na EJA-EPT. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Caminhos para uma formação integral na EJA-EPT..pdf | 8,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132566/2/Caminhos para uma formação integral na EJA-EPT..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons