Caminhos para uma formação integral na EJA-EPT.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Michella Rocha dos-
Autor(es): dc.contributor.authorVALER, Salete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-17T16:54:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-17T16:54:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-17-
identificador: dc.identifier.otherCaminhos para uma formação integral na EJA-EPT.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132566-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional, Cartilha resulta da pesquisa Trabalhadoras estudantes-mães na EJA-EPT Ensino Médio Integrado: Perspectiva acerca da Formação Integral realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). O objetivo geral da pesquisa foi investigar em que medida os princípios da EPT estão norteando a formação integral das trabalhadoras estudantes-mães nos Cursos Cozinha e Panificação Integrado ao Ensino Médio modalidade EJA-EPT (PROEJA) do Instituto Federal de Santa Catarina IFSC- Florianópolis-Continente. Os resultados dos instrumentos revelam que a EJA-EPT tem um impacto transformador, especialmente para as estudantes-mães, mas sofre pressões do modelo societário, demonstrando que há um tensionamento entre a formação técnica e a formação humana o que não permite o aprofundamento teórico-prático, reduzindo as relações sociais ao imediato. O objetivo da cartilha é apresentar alguns conceitos da EPT para estudantes e demais atores para promover reflexões sobre o mundo do trabalho. Com base nos resultados, foi elaborado a cartilha Caminhos para uma formação integral na EJA-EPT, com base em autores da EPT, como Ciavatta (2005, 2008), Frigotto (2012), Machado (2008), Moura (2007, 2014), Pacheco (2019), Ramos (2014, 2017) e Saviani (2007, 2021). Reforça-se assim a relevância deste produto para disseminar conceitos e estimular o desenvolvimento dos estudantes em sua integralidade para que reflitam de forma crítica a prática social que transforme a sua realidade e a de sua comunidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.24mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfEPT. Produto educacional Cartilha. Práticas educativas. EJA- EPT. Estudantes-mães. Princípios da EPT.pt_BR
Título: dc.titleCaminhos para uma formação integral na EJA-EPT.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons