Proximidade Casa–Escola na Educação Infantil: Critérios de Territorialidade, Equidade e Acesso no Contexto da Rede Municipal de Educação de Cuiabá

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Autor(es): dc.contributorSecretaria Municipal de Educação de Cuiabá-
Autor(es): dc.contributor.authorLena, Ângelo Valentim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-13T20:33:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-13T20:33:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-13-
identificador: dc.identifier.otherProximidade Casa–Escola na Educação Infantil-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132512-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos nossa discussão sobre a centralidade da proximidade residência–escola como princípio orientador da equidade na Educação Infantil, articulando fundamentos normativos, demográficos, urbanísticos e territoriais. Analisa-se o Decreto Municipal nº 9.711/2023, que regula o critério de proximidade no processo de matrícula da RME de Cuiabá; a Portaria MCID nº 725/2023, que, embora voltada à habitação de interesse social, revela uma orientação territorial integrada que favorece o acesso da infância a serviços essenciais; e estudos empíricos que demonstram o impacto da distância no acesso e frequência escolar. Integra-se também o referencial demográfico do IBGE (faixa etária 0–4 anos ≈ 6%) e princípios de acessibilidade da NBR 9050, fundamentais para compreender os desafios de moradias verticalizadas sem elevador. Soma-se a esse arcabouço a análise dos fatores físicos e ambientais que limitam o recorte territorial da criança no deslocamento casa–escola — como avenidas movimentadas, cursos d’água, fragmentação urbana e barreiras topográficas — todos utilizados metodologicamente pela Coordenadoria de Microplanejamento Educacional (CMPE). O artigo consolida a noção de acessibilidade territorial da infância, propondo que a política educacional deve emergir do território vivido pela criança.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProximidade casa–escola-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade territorial-
Palavras-chave: dc.subjectMicroplanejamento Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicas para Educação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade infantil-
Título: dc.titleProximidade Casa–Escola na Educação Infantil: Critérios de Territorialidade, Equidade e Acesso no Contexto da Rede Municipal de Educação de Cuiabá-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePedagogia-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistória da Educação, Gestão Pública-
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