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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lena, Ângelo Valentim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-13T20:33:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-13T20:33:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Proximidade Casa–Escola na Educação Infantil | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132512 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Apresentamos nossa discussão sobre a centralidade da proximidade residência–escola como princípio orientador da equidade na Educação Infantil, articulando fundamentos normativos, demográficos, urbanísticos e territoriais. Analisa-se o Decreto Municipal nº 9.711/2023, que regula o critério de proximidade no processo de matrícula da RME de Cuiabá; a Portaria MCID nº 725/2023, que, embora voltada à habitação de interesse social, revela uma orientação territorial integrada que favorece o acesso da infância a serviços essenciais; e estudos empíricos que demonstram o impacto da distância no acesso e frequência escolar. Integra-se também o referencial demográfico do IBGE (faixa etária 0–4 anos ≈ 6%) e princípios de acessibilidade da NBR 9050, fundamentais para compreender os desafios de moradias verticalizadas sem elevador. Soma-se a esse arcabouço a análise dos fatores físicos e ambientais que limitam o recorte territorial da criança no deslocamento casa–escola — como avenidas movimentadas, cursos d’água, fragmentação urbana e barreiras topográficas — todos utilizados metodologicamente pela Coordenadoria de Microplanejamento Educacional (CMPE). O artigo consolida a noção de acessibilidade territorial da infância, propondo que a política educacional deve emergir do território vivido pela criança. | - |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Proximidade casa–escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade territorial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Microplanejamento Educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas para Educação Infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade infantil | - |
| Título: dc.title | Proximidade Casa–Escola na Educação Infantil: Critérios de Territorialidade, Equidade e Acesso no Contexto da Rede Municipal de Educação de Cuiabá | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Pedagogia | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História da Educação, Gestão Pública | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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