Acerca da Descontinuidade das Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica dos Cursos em Tecnologia do Nível Superior do Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMuniz, Leandro dos Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-14T10:56:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-14T10:56:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-21-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Versão Final 1_Leandro dos Reis Munizpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132496-
Resumo: dc.description.abstractRESUMO A pesquisa desenvolvida teve como objetivo apresentar possíveis continuidades e descontinuidades da aplicação das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Cursos Superiores de Tecnologia ofertados pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA)/Campus Salvador. São três os cursos superiores nas análises em foco: 1 - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; 2 - Tecnologia em Eventos e; 3 - Tecnologia em Radiologia. A realização da investigação, constituiu-se em uma abordagem metodológica qualitativa, em que serão analisadas fontes documentais e regulamentares referentes aos projetos pedagógicos dos cursos, em que o Projeto Pedagógico Institucional do IFBA foi o parâmetro para análise documental. Considera-se que, do ponto de vista legal, normativa e hegemônica há uma tendência à formação de profissionais para o mercado de trabalho na educação superior, e o impacto da pesquisa almeja dirimir o contrassenso de se ter, num mesmo espaço de conhecimento, pressupostos de formação contra-hegemônicos com fundamentos de sustentação da lógica mercantil nos seus processos educativos. Além disso, houve entrevista semiestruturada com três docentes, a diretoria de ensino, a diretoria adjunta de educação superior e uma pedagoga, em que o roteiro de perguntas abarcou a diferenciação entre mundo e mercado de trabalho, as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e princípios presentes no PPI do IFBA e a formação humana integral. Foi realizada a Análise do Discurso para as interpretações das respostas, em que se revelou que existem lacunas na Educação Superior no que se referem à formação humana integral desenvolvida no Ensino Médio Integrado. No que diz respeito à revisão de literatura, os conceitos de Gramsci referentes à Hegemonia, ao papel dos intelectuais, à influência do modo de produção do capital no aparelho intrapsíquico e no quadro das interações sociais, a radical proposta de uma educação não reformista que estabeleça uma contraconsciência proposta pelo filósofo Mészarós, além das considerações dos teóricos nacionais da educação que tem como fundamento o arcabouço teórico da contra-hegemonia para o estabelecimento de uma concepção de mundo avessa à estabelecida pelo modo de produção capitalista, também foi investigado o histórico das normas, regulamentos, Leis de Diretrizes e Bases da Educação, para se verificar os avanços e os retrocessos dos processos educativos considerando-se a lógica comercial da educação e suas vinculações com a legislação e os interesses da classe dominante. A proposta de formulação do Produto Educacional será a elaboração de Diretrizes que nortearão a instrução e a prática de uma educação profissional e tecnológica omnilateral, politécnica, tendo o trabalho como princípio educativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,40 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPalavras-Chaves: Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Bases conceituais.pt_BR
Título: dc.titleAcerca da Descontinuidade das Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica dos Cursos em Tecnologia do Nível Superior do Instituto Federal da Bahia/Campus Salvadorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPT - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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