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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal da Bahia | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Muniz, Leandro dos Reis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-14T10:56:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-14T10:56:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Versão Final 1_Leandro dos Reis Muniz | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132496 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | RESUMO A pesquisa desenvolvida teve como objetivo apresentar possíveis continuidades e descontinuidades da aplicação das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Cursos Superiores de Tecnologia ofertados pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA)/Campus Salvador. São três os cursos superiores nas análises em foco: 1 - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; 2 - Tecnologia em Eventos e; 3 - Tecnologia em Radiologia. A realização da investigação, constituiu-se em uma abordagem metodológica qualitativa, em que serão analisadas fontes documentais e regulamentares referentes aos projetos pedagógicos dos cursos, em que o Projeto Pedagógico Institucional do IFBA foi o parâmetro para análise documental. Considera-se que, do ponto de vista legal, normativa e hegemônica há uma tendência à formação de profissionais para o mercado de trabalho na educação superior, e o impacto da pesquisa almeja dirimir o contrassenso de se ter, num mesmo espaço de conhecimento, pressupostos de formação contra-hegemônicos com fundamentos de sustentação da lógica mercantil nos seus processos educativos. Além disso, houve entrevista semiestruturada com três docentes, a diretoria de ensino, a diretoria adjunta de educação superior e uma pedagoga, em que o roteiro de perguntas abarcou a diferenciação entre mundo e mercado de trabalho, as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e princípios presentes no PPI do IFBA e a formação humana integral. Foi realizada a Análise do Discurso para as interpretações das respostas, em que se revelou que existem lacunas na Educação Superior no que se referem à formação humana integral desenvolvida no Ensino Médio Integrado. No que diz respeito à revisão de literatura, os conceitos de Gramsci referentes à Hegemonia, ao papel dos intelectuais, à influência do modo de produção do capital no aparelho intrapsíquico e no quadro das interações sociais, a radical proposta de uma educação não reformista que estabeleça uma contraconsciência proposta pelo filósofo Mészarós, além das considerações dos teóricos nacionais da educação que tem como fundamento o arcabouço teórico da contra-hegemonia para o estabelecimento de uma concepção de mundo avessa à estabelecida pelo modo de produção capitalista, também foi investigado o histórico das normas, regulamentos, Leis de Diretrizes e Bases da Educação, para se verificar os avanços e os retrocessos dos processos educativos considerando-se a lógica comercial da educação e suas vinculações com a legislação e os interesses da classe dominante. A proposta de formulação do Produto Educacional será a elaboração de Diretrizes que nortearão a instrução e a prática de uma educação profissional e tecnológica omnilateral, politécnica, tendo o trabalho como princípio educativo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,40 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Palavras-Chaves: Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Bases conceituais. | pt_BR |
| Título: dc.title | Acerca da Descontinuidade das Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica dos Cursos em Tecnologia do Nível Superior do Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | ProfEPT - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
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| DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL 1_Leandro dos Reis Muniz.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132496/2/DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL 1_Leandro dos Reis Muniz.pdfDownload |
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