Educação Infantil em movimento: arte, ciência e construção da identidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Unionpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Fabiana dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorMenezes, Cláudia Celeste Lima Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-13T00:19:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-13T00:19:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-12-
identificador: dc.identifier.otherEducação Infantil em movimentopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132473-
Resumo: dc.description.abstractA obra Educação Infantil em movimento: arte, ciência e construção da identidade, organizada pelas educadoras e pesquisadoras Fabiana dos Santos Vieira e Cláudia Celeste Lima Costa Menezes se constitui em um esforço científico do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Infantil – GEPEI, vinculado ao Departamento de Ciências da Educação – DCIE, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. O/As autor/as são professor/as da Educação Infantil, da academia e estudiosas e pesquisadoras da criança, das infâncias e da Educação Infantil. Ao reunir artigos e contribuições a partir dos estudos realizados no GEPEI e das vivências docentes, na perspectiva da arte, da ciência e da construção da identidade dos bebês e demais crianças, o livro evidencia a urgência do fortalecimento da Educação Infantil através da lógica da emancipação da infância. Os textos que compõe essa obra remetem a reflexões acerca da construção de uma identidade própria dos bebês, das crianças, das infâncias e da Educação Infantil atravessadas pela ciência, pela arte, pela diversidade e por uma educação dialógica, humanista e transformadora, fundamentada nos princípios freirianos. Estes são movimentos fundantes para o protagonismo dos bebês, das crianças e da ampliação do campo das possibilidades da Educação Infantil. O livro é um convite para pensar os saberes e fazeres docentes que respeitem as diferenças sociais, culturais e políticas do cotidiano infantil, num movimento interativo e articulado para além dos muros das instituições educativas, visibilizando o universo das infâncias e promovendo uma Educação Infantil descolonizada e emancipatória. Convido à leitura do livro, todas as pessoas interessadas nos estudos da criança, das infâncias e da Educação Infantil, voltando o olhar reflexivo e crítico para a realidade e para as possibilidades de promoção do desenvolvimento saudável dos bebês e demais crianças, visando um caminho de inovação, transformação e emancipação da Educação Infantil. Acreditamos que a utopia é necessária para continuarmos caminhando e esperançando!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2444pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOrganização e atividades na educação fundamental / Currículopt_BR
Título: dc.titleEducação Infantil em movimento: arte, ciência e construção da identidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons