AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: CONHECER OS CANDOMBLÉS COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDOS SANTOS, Edilson Peres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-12T16:51:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-12T16:51:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: CONHECER OS CANDOMBLÉS COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132430-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho analisa as possibilidades do ensino das religiões de matrizes africanas nas escolas, com ênfase nos candomblés e na mitologia Iorubá. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, parte da vivência docente e religiosa do autor, que atua como professor de História e praticante do Candomblé. O estudo evidencia a intolerância e o racismo religioso como obstáculos no ambiente escolar, ao mesmo tempo em que defende a aplicação efetiva da Lei 10.639/03 como caminho para a construção de uma educação antirracista. A partir de experiências realizadas em turmas do ensino fundamental do município de Magé-RJ, o trabalho investiga as percepções de alunos e egressos sobre o ensino das religiões afro-brasileiras e analisa o impacto dessas práticas pedagógicas em sua formação. Também são estudados dois terreiros localizados na Baixada Fluminense como espaços de resistência cultural, engajamento comunitário e enfrentamento à intolerância religiosa. A pesquisa propõe ainda a elaboração de uma cartilha com práticas pedagógicas para o ensino das religiões de matrizes africanas, visando subsidiar professores na abordagem do tema em sala de aula. .pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.638KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Educação antirracista; Ensino de História; Candomblé; Intolerância religiosa; Lei 10.639/03; Religiões de matrizes africanaspt_BR
Título: dc.titleAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: CONHECER OS CANDOMBLÉS COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons