ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM O KIT LEGO PARA O ENSINO MÉDIO CADERNO PEDAGÓGICO DE SUPORTE PARA PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - BARRA DO BUGRESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMAIA, JÚLIO CEZAR MARQUES-
Autor(es): dc.contributor.authorPIASSON, DIEGO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-12T11:55:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-12T11:55:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-12-
identificador: dc.identifier.otherROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM O KIT LEGO PARA O ENSINO MÉDIO CADERNO PEDAGÓGICO DE SUPORTE PARA PROFESSORESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132425-
Resumo: dc.description.abstractO avanço das tecnologias digitais e a expansão da cultura maker têm provocado mudanças significativas na escola contemporânea, sobretudo no modo como os estudantes aprendem e se relacionam com o conhecimento. Nesse cenário, a robótica educacional desponta como uma ferramenta potente para promover protagonismo, criatividade e rigor conceitual, articulando teoria e prática de forma natural e instigante. É exatamente esse o espírito deste material: oferecer ao professor de Matemática do Ensino Médio uma proposta concreta, inovadora e alinhada à BNCC, capaz de tornar os conteúdos mais acessíveis, visuais e significativos. Este material reúne o produto educacional originado da dissertação de mestrado de Júlio Cezar Marques Maia, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Diego Piasson, no ano de 2025. As três sequências didáticas apresentadas neste Caderno Pedagógico — Roleta de Cores, Gráficos em Movimento e Volumes sob Controle — foram desenvolvidas a partir do kit LEGO® Education SPIKE Prime, cujo potencial pedagógico vai muito além do encanto proporcionado pelo robô em movimento. Ao programar, testar hipóteses, registrar resultados e analisar padrões, os estudantes desenvolvem pensamento computacional, raciocínio lógico, autonomia intelectual e competências socioemocionais essenciais para o século XXI. Nesse percurso, a Matemática deixa de ser apenas um conjunto de procedimentos abstratos e passa a ser vivenciada como linguagem, investigação e construção. A proposta se destaca por integrar mecânica, programação e conceitos matemáticos de forma progressiva, explorando desde sequências e progressões aritméticas, passando pelas funções e suas representações gráficas, até chegar à geometria espacial e ao cálculo de volumes. Cada etapa oferece desafios claros, decisões a serem tomadas e resultados observáveis em tempo real, o que fortalece a aprendizagem ativa e favorece a compreensão de conteúdos que, tradicionalmente, apresentam alto índice de resistência por parte dos alunos. Além disso, este material dialoga diretamente com metodologias ativas e com as competências gerais e específicas da BNCC, promovendo investigação, trabalho colaborativo e resolução de problemas. O professor encontra aqui um caminho didático estruturado, mas flexível: pode replicar as atividades integralmente ou adaptá-las ao seu contexto, ampliando ou aprofundando discussões conforme a realidade da turma, o tempo disponível e os recursos da escola. Que este Caderno Pedagógico inspire novas práticas, desperte a curiosidade dos estudantes e fortaleça projetos pedagógicos baseados em experimentação, autoria e significado. A robótica educacional, quando utilizada com intencionalidade, não substitui o protagonismo do professor — ao contrário, potencializa sua ação, oferecendo experiências de aprendizagem que conjugam movimento, lógica, imaginação e matemática. O convite está feito: que o robô ganhe vida, que os códigos se transformem em ideias e que a Matemática, em sala de aula, seja cada vez mais descoberta — e menos decorada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemática na Educação Básica e suas Tecnologiaspt_BR
Título: dc.titleROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM O KIT LEGO PARA O ENSINO MÉDIO CADERNO PEDAGÓGICO DE SUPORTE PARA PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons