
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Brenda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-11T14:11:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-11T14:11:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1bcQkNuj2NS7pfhZambvwyHdanmsCPfp8/view?usp=drivesdk | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132414 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o referencial curricular de História dos anos finais do Município de Taquarana, localizada no agreste alagoano, por se tratar de uma cidade de contexto quilombola e indígena e a elaboração de um roteiro sugestivo para roda de conversas entre professores e alunos sobre o a educação das relações étnico-raciais na escola. Nos propomos a observar como o currículo local é mobilizado diante da identificação ou não de sujeitos indígenas e quilombolas, perpassando a análise de como as questões étnico-raciais estão sendo incorporadas nesse documento. Para tanto, procuramos identificar rupturas e continuidades de elementos coloniais e potenciais lacunas para a uma proposição curricular decolonial. Por ser um documento normativo, metodologicamente realizaremos uma análise documental de abordagem qualitativa. Também utilizaremos questionários de sondagem para entender como os estudantes se identificam e percebem a presença étnico-racial local. Para aprofundar o estudo, realizamos uma revisão bibliográfica e de literatura. Sobre os aspectos teóricos apoiamos a análise em estudos sobre currículo, elaborados por Tomaz Tadeu da Silva, Catherine Walsh sobre as fissuras decoloniais como potenciais espaços questionadores da estrutura colonial, Candau e suas contribuições sobre currículo, Aníbal Quijano e Mignolo sobre o colonialismo do saber, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes sobre a educação das relações étnico-raciais como meio para um ensino antirracista, bell hooks, Paulo Freire e a pedagogia da circularidade proposta por Tássio Ferreira como fundamento para a produção de um roteiro sugestivo para rodas de conversa entre professores e alunos, sobre o a educação das relações étnico-raciais na escola, como produto resultante da pesquisa realizada. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo local. Currículo decolonial. Ensino de História. Relações étnico-raciais. | pt_BR |
| Título: dc.title | QUAL HISTÓRIA ESTÁ SENDO ENSINADA? O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO REFERENCIAL CURRICULAR DE 2023 DE TAQUARANA, ALAGOAS, UM MUNICÍPIO DE CONTEXTO QUILOMBOLA E INDÍGENA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFHISTÓRIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons