QUAL HISTÓRIA ESTÁ SENDO ENSINADA? O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO REFERENCIAL CURRICULAR DE 2023 DE TAQUARANA, ALAGOAS, UM MUNICÍPIO DE CONTEXTO QUILOMBOLA E INDÍGENA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Brenda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-11T14:11:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-11T14:11:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1bcQkNuj2NS7pfhZambvwyHdanmsCPfp8/view?usp=drivesdk-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132414-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar o referencial curricular de História dos anos finais do Município de Taquarana, localizada no agreste alagoano, por se tratar de uma cidade de contexto quilombola e indígena e a elaboração de um roteiro sugestivo para roda de conversas entre professores e alunos sobre o a educação das relações étnico-raciais na escola. Nos propomos a observar como o currículo local é mobilizado diante da identificação ou não de sujeitos indígenas e quilombolas, perpassando a análise de como as questões étnico-raciais estão sendo incorporadas nesse documento. Para tanto, procuramos identificar rupturas e continuidades de elementos coloniais e potenciais lacunas para a uma proposição curricular decolonial. Por ser um documento normativo, metodologicamente realizaremos uma análise documental de abordagem qualitativa. Também utilizaremos questionários de sondagem para entender como os estudantes se identificam e percebem a presença étnico-racial local. Para aprofundar o estudo, realizamos uma revisão bibliográfica e de literatura. Sobre os aspectos teóricos apoiamos a análise em estudos sobre currículo, elaborados por Tomaz Tadeu da Silva, Catherine Walsh sobre as fissuras decoloniais como potenciais espaços questionadores da estrutura colonial, Candau e suas contribuições sobre currículo, Aníbal Quijano e Mignolo sobre o colonialismo do saber, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes sobre a educação das relações étnico-raciais como meio para um ensino antirracista, bell hooks, Paulo Freire e a pedagogia da circularidade proposta por Tássio Ferreira como fundamento para a produção de um roteiro sugestivo para rodas de conversa entre professores e alunos, sobre o a educação das relações étnico-raciais na escola, como produto resultante da pesquisa realizada.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo local. Currículo decolonial. Ensino de História. Relações étnico-raciais.pt_BR
Título: dc.titleQUAL HISTÓRIA ESTÁ SENDO ENSINADA? O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO REFERENCIAL CURRICULAR DE 2023 DE TAQUARANA, ALAGOAS, UM MUNICÍPIO DE CONTEXTO QUILOMBOLA E INDÍGENApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFHISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons