Políticas de Inclusão Escolar: Avanços e Desafios para a Educação de Estudantes com Deficiência no Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Barros, Gésio-
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso da Silva, Gilcileide-
Autor(es): dc.contributor.authorMagno Ramos da Silva, Marcos-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira e Pereira, Ivana-
Autor(es): dc.contributor.authorde Sousa Mendes, Atanildo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-10T21:37:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-10T21:37:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1662-
identificador: dc.identifier.otherPolíticas Públicas Educacionaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132408-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo investiga a trajetória histórica e os fundamentos legais que orientam as políticas brasileiras voltadas à inclusão escolar, evidenciando tanto os progressos alcançados quanto os entraves ainda existentes para assegurar o acesso e a permanência de estudantes com deficiência na educação. A partir da Constituição Federal de 1988, a inclusão passou a ser reconhecida como princípio essencial da educação nacional, sendo posteriormente consolidada por marcos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e, em período mais recente, pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI). A análise, fundamentada em revisão bibliográfica e em documentos oficiais, demonstra que, embora haja avanços normativos significativos, permanecem desafios relacionados à infraestrutura escolar, à formação docente e às barreiras atitudinais. Torna-se imprescindível fortalecer ações intersetoriais, investir em capacitação contínua de professores e fomentar práticas pedagógicas comprometidas com a equidade e a valorização dos direitos humanos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent335 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titlePolíticas de Inclusão Escolar: Avanços e Desafios para a Educação de Estudantes com Deficiência no Brasilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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