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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Morais Farias de Souza, Maria Zuli | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira da Rocha Neto, Manoel | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Charapa Alves, Francione | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gomes Torres, Magérbio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-10T20:57:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-10T20:57:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1657 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Saúde Mental dos Professores | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132404 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo teve como objetivo abordar questões relacionadas aos efeitos das novas tecnologias na saúde mental dos professores inseridos na atual realidade educacional. Com o avanço tecnológico e a intensificação do uso de ferramentas digitais, especialmente após a pandemia da COVID-19, constatou-se que os docentes vêm enfrentando desafios significativos que, em muitos casos, resultam em sobrecarga e adoecimento emocional. A discussão foi pautada em pesquisas e estudos recentes que exploram essa problemática, destacando a necessidade de formação continuada e suporte institucional para os profissionais da educação. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica com base em materiais disponíveis em bases científicas e acadêmicas, como Google Scholar, SciELO, CAPES Periódicos e livros especializados nas áreas de Educação, Psicologia e Tecnologias Digitais. A busca foi orientada por palavras-chave como formação docente, tecnologias digitais, saúde mental e adoecimento profissional, priorizando artigos publicados a partir de 2020, especialmente aqueles que tratam do período pós-pandemia e suas implicações no trabalho docente. A partir da análise realizada, foi possível identificar que o uso intensivo das tecnologias digitais, embora tenha proporcionado novas possibilidades pedagógicas, também ampliou as demandas e pressões sobre os professores, contribuindo para o aumento dos índices de estresse, ansiedade e exaustão profissional. Observou-se que muitos docentes ainda não dispõem de formação adequada para lidar com as exigências do ensino mediado por tecnologias, o que reforça a importância da educação permanente como estratégia de prevenção ao adoecimento. Conclui-se, portanto, que é imprescindível o investimento em políticas institucionais de apoio emocional e capacitação tecnológica contínua, de modo a promover um ambiente de trabalho mais equilibrado, saudável e sustentável para os educadores diante dos desafios da era digital. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 458 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
| Título: dc.title | O Adoecimento dos Professores Causado Pelo Uso das Novas Tecnologias | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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