O Adoecimento dos Professores Causado Pelo Uso das Novas Tecnologias

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMorais Farias de Souza, Maria Zuli-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira da Rocha Neto, Manoel-
Autor(es): dc.contributor.authorCharapa Alves, Francione-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes Torres, Magérbio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-10T20:57:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-10T20:57:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1657-
identificador: dc.identifier.otherSaúde Mental dos Professorespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132404-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo teve como objetivo abordar questões relacionadas aos efeitos das novas tecnologias na saúde mental dos professores inseridos na atual realidade educacional. Com o avanço tecnológico e a intensificação do uso de ferramentas digitais, especialmente após a pandemia da COVID-19, constatou-se que os docentes vêm enfrentando desafios significativos que, em muitos casos, resultam em sobrecarga e adoecimento emocional. A discussão foi pautada em pesquisas e estudos recentes que exploram essa problemática, destacando a necessidade de formação continuada e suporte institucional para os profissionais da educação. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica com base em materiais disponíveis em bases científicas e acadêmicas, como Google Scholar, SciELO, CAPES Periódicos e livros especializados nas áreas de Educação, Psicologia e Tecnologias Digitais. A busca foi orientada por palavras-chave como formação docente, tecnologias digitais, saúde mental e adoecimento profissional, priorizando artigos publicados a partir de 2020, especialmente aqueles que tratam do período pós-pandemia e suas implicações no trabalho docente. A partir da análise realizada, foi possível identificar que o uso intensivo das tecnologias digitais, embora tenha proporcionado novas possibilidades pedagógicas, também ampliou as demandas e pressões sobre os professores, contribuindo para o aumento dos índices de estresse, ansiedade e exaustão profissional. Observou-se que muitos docentes ainda não dispõem de formação adequada para lidar com as exigências do ensino mediado por tecnologias, o que reforça a importância da educação permanente como estratégia de prevenção ao adoecimento. Conclui-se, portanto, que é imprescindível o investimento em políticas institucionais de apoio emocional e capacitação tecnológica contínua, de modo a promover um ambiente de trabalho mais equilibrado, saudável e sustentável para os educadores diante dos desafios da era digital.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent458 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfessorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiaspt_BR
Título: dc.titleO Adoecimento dos Professores Causado Pelo Uso das Novas Tecnologiaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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