
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Tamires Regina Silva da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ravasio, Marcele Teixeira Homrich | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-10T17:46:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-10T17:46:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-19 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132397 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O artigo Escrevivência Insurgente: A (In)visibilidade da Mulher Negra na Educação Profissional e Tecnológica investiga como a invisibilização das mulheres negras se manifesta nos espaços acadêmicos da Educação Profissional e Tecnológica, compreendendo-a como fenômeno estrutural que atravessa o acesso, a permanência e o reconhecimento dessas sujeitas. Fundamenta-se no Feminismo Negro, na interseccionalidade e nos estudos sobre racismo estrutural e institucional. Metodologicamente, adota a Escrevivência Insurgente das Mulheres Negras, inspirada em Conceição Evaristo, articulada à pesquisa autobiográfica crítica e engajada. Os resultados revelam barreiras institucionais e práticas de racismo que sustentam a invisibilização, mas também estratégias de resistência e reexistência que afirmam epistemologias plurais e contestam o epistemicídio na Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL; MULHER NEGRA; RELAÇÕES RACIAIS; IGUALDADE DE OPORTUNIDADES | pt_BR |
| Título: dc.title | ESCREVIVÊNCIA INSURGENTE: A (IN)VISIBILIDADE DA MULHER NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Manuscrito CP.pdf | 317,91 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132397/2/Manuscrito CP.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons