
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Luz (Org), Glenda Rama Oliveira da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva (Org), Gleidilene Freitas da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Coelho (Org), Renilma da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira (Org), Carla Araújo Bastos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marchiori (Org), Giovanna Rosario Soanno | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-10T15:10:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-10T15:10:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-22 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino e Cuidado em Saúde integração entre saber e cuidar por meio de experiências transformadoras no pronto atendimento | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132392 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este e-book nasce da experiência concreta e transformadora vivida no Pronto Atendimento, em Boa Vista, Roraima, aliando ensino e cuidado em saúde de forma articulada e reflexiva. Ele apresenta um olhar sobre o cotidiano do atendimento, onde cada desafio clínico se transforma em oportunidade de aprendizagem, e cada cuidado prestado é também um espaço de desenvolvimento acadêmico e profissional. Adentrar o Pronto Atendimento, em Boa Vista, Roraima, é mergulhar em um espaço pulsante de desafios, descobertas e aprendizado constante. Cada corredor, cada sala de atendimento e cada encontro com pacientes carrega consigo histórias de vida, urgências inesperadas e oportunidades únicas de reflexão profissional. É nesse cenário dinâmico e muitas vezes imprevisível que se revela a verdadeira dimensão do ensino em saúde: não apenas como transmissão de conhecimentos, mas como prática vivida, refletida e compartilhada. Neste cenário dinâmico, o papel da enfermagem se destaca de maneira especial. Enfermeiros e técnicos atuam como protagonistas no cuidado direto ao paciente, coordenando fluxos, apoiando decisões clínicas, prestando assistência às nuances de cada situação e garantindo que o atendimento seja seguro, eficiente e humanizado. São eles que muitas vezes traduzem o conhecimento técnico em gestos de empatia, transformando o pronto atendimento em um espaço de aprendizado e acolhimento. O conteúdo aqui reunido é fruto de um compilado de produções acadêmicas de discentes regularmente matriculados no módulo Internato em Enfermagem do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Por meio dessas vivências, evidencia-se como o pronto atendimento vai além de um espaço de urgência e emergência: ele se configura como um verdadeiro laboratório de saberes, em que a prática e a teoria se entrelaçam, proporcionando um aprendizado profundo e contextualizado. Ao percorrer estas páginas, o leitor encontrará relatos que ilustram a integração entre saber e cuidar, mostrando que o ensino em saúde não se limita às salas de aula, mas se expande para o convívio com pacientes, o diálogo entre profissionais e a reflexão crítica sobre intervenções e decisões. Este e-book convida todos – estudantes, docentes e profissionais – a reconhecerem o valor das experiências práticas como ferramentas educativas, reforçando que ensinar e cuidar são, de fato, processos complementares, essenciais para a formação de profissionais de saúde competentes, sensíveis e éticos. Não seria possível registrar estas experiências sem o esforço e dedicação de muitas mãos e mentes. Manifestamos nossa sincera gratidão a todos que contribuíram para a concretização deste projeto: aos discentes que se dedicaram à elaboração dos relatos de caso, aos professores colaboradores que, com compromisso e zelo, acompanharam e auxiliaram neste processo, e à equipe do Pronto Atendimento, que abriu suas portas e compartilhou seu dia a dia, tornando possível a vivência e a aprendizagem aqui narradas. Que estas narrativas inspirem novas reflexões e práticas, reafirmando a riqueza do aprendizado que nasce da vivência direta, do cuidado atento e do compromisso com a formação humanizada em saúde. ISBN 978-65-5388-337-6 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-337-6. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino e Cuidado em Saúde : integração entre saber e cuidar por meio de experiências transformadoras no pronto atendimento | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Ensino e Cuidado em Saúde integração entre saber e cuidar por meio de experiências transformadoras no pronto atendimento.pdf | Este e-book nasce da experiência concreta e transformadora vivida no Pronto Atendimento, em Boa Vista, Roraima, aliando ensino e cuidado em saúde de forma articulada e reflexiva. Ele apresenta um olhar sobre o cotidiano do atendimento, onde cada desafio clínico se transforma em oportunidade de aprendizagem, e cada cuidado prestado é também um espaço de desenvolvimento acadêmico e profissional. | 3,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132392/1/Ensino e Cuidado em Saúde integração entre saber e cuidar por meio de experiências transformadoras no pronto atendimento.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: