
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva (Org), Gleidilene Freitas da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Coelho (Org), Renilma da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Luz (Org), Glenda Rama Oliveira da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marchiori (Org), Giovanna Rosario Soanno | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira (Org), Carla Araújo Bastos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-10T14:59:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-10T14:59:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-22 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Oficinas terapêuticas como ferramentas formativas em saúde na Atenção Psicossocial | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132391 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A enfermagem em saúde mental envolve desafios complexos que exigem dos futuros profissionais habilidades técnicas, empatia e compreensão profunda da singularidade de cada paciente. O cuidado a indivíduos em sofrimento psíquico requer, além do conhecimento científico, a capacidade de reconhecer a subjetividade e a história de vida de cada pessoa. Este e-book, intitulado “Oficinas terapêuticas como ferramentas formativas em saúde na atenção psicossocial”, é fruto do internato de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e reúne experiências desenvolvidas por acadêmicos durante sua atuação no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II). Durante o estágio, os discentes implementaram oficinas terapêuticas com pacientes em cuidado intensivo, incluindo modalidades como arteterapia, artesanato terapia, culinária terapêutica, spa terapêutico, gameterapia e hortoterapia. As oficinas tiveram como objetivo promover a expressão emocional, estimular a criatividade, fortalecer a autoestima e incentivar o autocuidado e a autonomia dos pacientes. Cada atividade constituiu-se como um recurso terapêutico que aproximou a prática acadêmica da realidade clínica, permitindo aos estudantes desenvolver competências essenciais para a atuação humanizada em saúde mental. Além de relatar as experiências, este material apresenta estratégias detalhadas e atividades práticas para cada tipo de oficina, oferecendo referência metodológica para acadêmicos, docentes e profissionais da área. O e-book evidencia a importância da formação acadêmica com foco humanizado, possibilitando que os futuros enfermeiros compreendam a centralidade do paciente, adotem práticas éticas e promovam cuidados integrados e significativos. Registramos nossa sincera gratidão aos acadêmicos que se dedicaram às atividades e à documentação das experiências, à equipe do CAPS II, por disponibilizar o espaço e facilitar a prática supervisionada, e aos colegas professores que com zelo e compromisso contribuíram ao longo do processo. Espera-se que este e-book sirva como fonte de inspiração para a implementação de oficinas terapêuticas e para o fortalecimento de práticas humanizadas na enfermagem em saúde mental. ISBN 978-65-5388-341-3 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-341-3 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
| Título: dc.title | Oficinas terapêuticas como ferramentas formativas em saúde na Atenção Psicossocial | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Oficinas terapêuticas como ferramentas formativas em saúde na Atenção.pdf | Este e-book, intitulado “Oficinas terapêuticas como ferramentas formativas em saúde na atenção psicossocial”, é fruto do internato de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e reúne experiências desenvolvidas por acadêmicos durante sua atuação no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II). Durante o estágio, os discentes implementaram oficinas terapêuticas com pacientes em cuidado intensivo, incluindo modalidades como arteterapia, artesanato terapia, culinária terapêutica, spa terapêutico, gameterapia e hortoterapia. | 1,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132391/1/Oficinas terapêuticas como ferramentas formativas em saúde na Atenção.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: