
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Martins, Fernanda | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | José Izel Mansour, Matheus | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Santana Marques, Djeane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-10T21:24:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-10T21:24:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1660 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Role-Playing Game (RPG) Terapêutico | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132380 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma investigação da jornada histórica do Role-Playing Game (RPG) na área psicológica, com foco em sua aplicabilidade no processo psicoterapêutico de jovens com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O estudo objetiva demonstrar que o uso do lúdico e da narrativa imaginária do RPG pode trazer benefícios significativos para o processo terapêutico, bem como para o desenvolvimento da socialização e da comunicação social do paciente. O processo metodológico utilizado se constitui em uma Revisão Bibliográfica de caráter exploratório, sustentando a discussão por meio da análise de artigos científicos, monografias, livros e materiais virtuais da área. A revisão permitiu uma compreensão aprofundada sobre o tema, observando-se tanto os prejuízos advindos do TDAH — como dificuldades na socialização, comunicação e regulação emocional — quanto as formas de estruturação e manejo do RPG em sessões psicoterapêuticas. Com a realização desta pesquisa, verificou-se que o uso do RPG em terapia constitui uma opção eficaz para a estruturação e manejo de sessões. Isso se deve à sua característica chave: a possibilidade de o indivíduo lidar com questões complexas em um ambiente seguro e controlado, dentro de uma narrativa lúdica, dirigida e conduzida pelo profissional psicólogo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,38 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Role-Playing Game | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | TDAH | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicoterapia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | pt_BR |
| Título: dc.title | O Role-playing Game como Ferramenta em psicoterapia no Atendimento de Jovens com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons