O Role-playing Game como Ferramenta em psicoterapia no Atendimento de Jovens com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Martins, Fernanda-
Autor(es): dc.contributor.authorJosé Izel Mansour, Matheus-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Santana Marques, Djeane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-10T21:24:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-10T21:24:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1660-
identificador: dc.identifier.otherRole-Playing Game (RPG) Terapêuticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132380-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo apresenta uma investigação da jornada histórica do Role-Playing Game (RPG) na área psicológica, com foco em sua aplicabilidade no processo psicoterapêutico de jovens com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O estudo objetiva demonstrar que o uso do lúdico e da narrativa imaginária do RPG pode trazer benefícios significativos para o processo terapêutico, bem como para o desenvolvimento da socialização e da comunicação social do paciente. O processo metodológico utilizado se constitui em uma Revisão Bibliográfica de caráter exploratório, sustentando a discussão por meio da análise de artigos científicos, monografias, livros e materiais virtuais da área. A revisão permitiu uma compreensão aprofundada sobre o tema, observando-se tanto os prejuízos advindos do TDAH — como dificuldades na socialização, comunicação e regulação emocional — quanto as formas de estruturação e manejo do RPG em sessões psicoterapêuticas. Com a realização desta pesquisa, verificou-se que o uso do RPG em terapia constitui uma opção eficaz para a estruturação e manejo de sessões. Isso se deve à sua característica chave: a possibilidade de o indivíduo lidar com questões complexas em um ambiente seguro e controlado, dentro de uma narrativa lúdica, dirigida e conduzida pelo profissional psicólogo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,38 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRole-Playing Gamept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTDAHpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPsicoterapiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLúdicopt_BR
Título: dc.titleO Role-playing Game como Ferramenta em psicoterapia no Atendimento de Jovens com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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