O Ciclo de Modelagem de Hestenes como Estratégia Didática para o Desenvolvimento do Pensamento Proporcional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Cristiane Caldeira Mendes dos-
Autor(es): dc.contributor.authorCorrallo, Marcio Vinicius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-10T14:42:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-10T14:42:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-10-
identificador: dc.identifier.otherPE- O Ciclo de Modelagem de Hestenes-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132369-
Resumo: dc.description.abstractO e-book “O Ciclo de Modelagem de Hestenes como Estratégia Didática para o Desenvolvimento do Pensamento Proporcional” propõe a transformação da prática pedagógica no ensino de Matemática. Elaborado no âmbito do IFSP – Campus São Paulo, apresenta uma proposta metodológica prática e inovadora voltada a professores de Matemática e Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A sequência didática parte do problema das enchentes e propõe formas de mitigá-lo por meio de atividades práticas, modelagem matemática e do uso de tecnologias emergentes, como o Arduino, seguindo as etapas do Ciclo de Modelagem de Hestenes. Organizado em quatro módulos, o material integra fundamentos teóricos, práticas investigativas, reflexões pedagógicas e tutoriais, reafirmando a Matemática como aliada da vida e educar como um ato capaz de promover a transformação social.-
Tamanho: dc.format.extent8319015-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectCiclo de Modelagem-
Palavras-chave: dc.subjectProporcionalidade-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacional-
Palavras-chave: dc.subjectArduino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Título: dc.titleO Ciclo de Modelagem de Hestenes como Estratégia Didática para o Desenvolvimento do Pensamento Proporcional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons