A Prática do Teatro no Ensino das Mulheres na Revolução Francesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHelena Zane Calisbino, Prisicila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-06T21:29:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-06T21:29:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1656-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132333-
Resumo: dc.description.abstractO texto discute as mudanças contemporâneas no ensino da disciplina de História, especialmente após as reformulações propostas pela BNCC. Segundo Bittencourt (2018), o ensino tradicional da História tinha caráter mnemônico e excludente, centrado em uma narrativa eurocêntrica e cristã que exaltava as realizações de “grandes homens”.Atualmente, o ensino de História enfrenta novos desafios epistemológicos e historiográficos, buscando incluir perspectivas antes marginalizadas, como a história da África, da cultura afro-brasileira, dos povos indígenas e das mulheres. Essas transformações geram debates sobre a aceitação e resistência dessas temáticas nos currículos escolares.Como alternativa metodológica, o texto destaca o uso do teatro como ferramenta pedagógica. A dramatização de acontecimentos históricos é apontada como uma forma mais interativa e significativa de aprendizagem, permitindo aos estudantes desenvolverem habilidades expressivas, criativas e relacionais, além de ampliar sua compreensão sobre os conteúdos históricos. Conclui-se que o projeto se justifica por promover a interdisciplinaridade entre História e Artes, reforçando a importância de práticas educativas que unam conhecimento histórico, sensibilidade estética e desenvolvimento humano.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent470 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeatropt_BR
Título: dc.titleA Prática do Teatro no Ensino das Mulheres na Revolução Francesapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons