Inteligência Artificial Generativa na Educação: Revisão de Literatura Sobre Aspectos Críticos, Possibilidades e Desafios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Conceição Silva, Marcos Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-06T21:02:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-06T21:02:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1653-
identificador: dc.identifier.otherInteligência Artificial Generativa (IAG)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132319-
Resumo: dc.description.abstractA expansão da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no contexto educacional tem provocado mudanças significativas nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação. Os avanços recentes de modelos de linguagem de larga escala ampliaram o uso de recursos tecnológicos voltados à personalização do ensino, geração de feedback imediato e otimização de tarefas docentes. Em contrapartida, sua adoção suscita riscos éticos, pedagógicos e sociotécnicos relacionados a autoria, integridade acadêmica, vieses algorítmicos, privacidade de dados e desigualdades digitais. Esta revisão de literatura analisou publicações entre 2018 e 2023 sobre o uso da IAG na educação, considerando artigos científicos, relatórios técnicos e diretrizes internacionais. A pesquisa utilizou bases reconhecidas e critérios mínimos de seleção para assegurar credibilidade das evidências consultadas. Os resultados indicam que o uso pedagógico da IAG apresenta potencial para inovar práticas de ensino e apoiar processos formativos, desde que acompanhado de mediação docente crítica, políticas institucionais transparentes e formação adequada de professores. Conclui-se que a incorporação responsável da IAG depende menos da tecnologia em si e mais da construção de governança, cultura ética e desenvolvimento profissional docente que orientem seu uso pedagógico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent826 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Artificial Generativa (IAG)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContexto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino/Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecursos Tecnológicospt_BR
Título: dc.titleInteligência Artificial Generativa na Educação: Revisão de Literatura Sobre Aspectos Críticos, Possibilidades e Desafiospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons