
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Conceição Silva, Marcos Antônio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-06T21:02:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-06T21:02:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1653 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Inteligência Artificial Generativa (IAG) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132319 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A expansão da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no contexto educacional tem provocado mudanças significativas nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação. Os avanços recentes de modelos de linguagem de larga escala ampliaram o uso de recursos tecnológicos voltados à personalização do ensino, geração de feedback imediato e otimização de tarefas docentes. Em contrapartida, sua adoção suscita riscos éticos, pedagógicos e sociotécnicos relacionados a autoria, integridade acadêmica, vieses algorítmicos, privacidade de dados e desigualdades digitais. Esta revisão de literatura analisou publicações entre 2018 e 2023 sobre o uso da IAG na educação, considerando artigos científicos, relatórios técnicos e diretrizes internacionais. A pesquisa utilizou bases reconhecidas e critérios mínimos de seleção para assegurar credibilidade das evidências consultadas. Os resultados indicam que o uso pedagógico da IAG apresenta potencial para inovar práticas de ensino e apoiar processos formativos, desde que acompanhado de mediação docente crítica, políticas institucionais transparentes e formação adequada de professores. Conclui-se que a incorporação responsável da IAG depende menos da tecnologia em si e mais da construção de governança, cultura ética e desenvolvimento profissional docente que orientem seu uso pedagógico. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 826 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Artificial Generativa (IAG) | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Contexto Educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino/Aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos Tecnológicos | pt_BR |
| Título: dc.title | Inteligência Artificial Generativa na Educação: Revisão de Literatura Sobre Aspectos Críticos, Possibilidades e Desafios | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons