Trabalho em cena: antologia de contos e itinerário para formação de círculo de leitura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federalpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCorrêa, Victor-
Autor(es): dc.contributor.authorFranco, Raquel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-06T17:02:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-06T17:02:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherE_BOOK_TRABALHO EM CENA_ANTOLOGIA DE CONTOS E ITINERÁRIO PARA FORMAÇÃO DE CÍRCULO DE LEITURApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132310-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book constitui o produto educacional resultante da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Branco, vinculada à dissertação intitulada Práticas de leituras literárias e suas contribuições à formação omnilateral no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal campus Ibirité (Corrêa, 2025). O material tem como propósito central oferecer uma proposta didática voltada à promoção do letramento literário e à formação de leitores críticos e sensíveis no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI). A partir da análise das práticas de leitura literária desenvolvidas por docentes de diferentes áreas do IFMG campus Ibirité, o e-book propõe a implementação de Círculos de Leitura Literária, fundamentados nos estudos de Cosson (2014; 2021) e na concepção de letramento “ideológico” de Street (2014). Tal metodologia busca construir comunidades leitoras baseadas no diálogo, na escuta ativa e na valorização das experiências subjetivas dos estudantes, contribuindo para uma formação integral e integrada, em consonância com os princípios da Educação Profissional e Tecnológica. O material organiza-se em duas partes complementares: a primeira apresenta um itinerário metodológico para a formação de Círculos de Leitura, com modelos de formulários, fichas e exemplos de aplicação; a segunda reúne uma antologia de contos sobre o mundo do trabalho, selecionados por sua relevância estética, pluralidade temática e potencial interdisciplinar. Cada conto é acompanhado por notas introdutórias de caráter contextual e interpretativo, além de ilustrações inéditas de Iara Martins dos Santos, que ampliam as possibilidades de leitura e fruição. Ao articular teoria e prática, este e-book busca reafirmar o papel humanizador, crítico e emancipador da literatura, propondo caminhos para a inserção da leitura literária em diferentes componentes curriculares da Educação Profissional e Tecnológica. Pretende, assim, inspirar educadores a integrarem a literatura aos processos pedagógicos de forma prazerosa, dialógica e transformadora, fortalecendo sua função formativa e interdisciplinar na escola contemporânea.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,40 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPrática de leitura literáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCírculo de leiturapt_BR
Título: dc.titleTrabalho em cena: antologia de contos e itinerário para formação de círculo de leiturapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons