
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lemos Correia, Daniella | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-06T14:16:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-06T14:16:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1648 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educação Bilíngue Libras/Português | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132307 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo investiga os desafios pedagógicos e metodológicos enfrentados pelo professor de Língua Portuguesa (LP) ao lecionar para alunos surdos, cuja primeira língua (L1) é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para este público, o português não se configura como língua materna, mas como segunda língua (L2), adquirida primariamente na modalidade escrita e sem o input oralauditivo. A pesquisa parte da problemática de que a formação acadêmica em Letras-Português é, historicamente, voltada ao ensino para falantes-ouvintes nativos, gerando uma lacuna metodológica significativa no contexto da educação bilíngue (Libras/LP) inclusiva. Analisamos como a natureza visual-gestual da L1 (Libras) redefine fundamentalmente a aquisição da L2 (português escrito), exigindo do docente uma reestruturação de sua práxis. O objetivo é discutir as adaptações didáticas necessárias, com foco no ensino de gêneros textuais e na complexa relação entre o professor de LP e o intérprete de Libras, que transcende a mera tradução e adentra a esfera da mediação pedagógica. Conclui-se que a superação desses desafios exige do professor de Letras não apenas a criatividade em atividades didáticas, mas uma profunda reflexão crítica sobre os fundamentos do bilinguismo, do letramento e do seu próprio papel como mediador intercultural. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 654 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Alunos Surdos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Português | pt_BR |
| Título: dc.title | Desafios de Letramento: O Papel do Professor de Língua Portuguesa no Ensino de Português como Segunda Língua (L2) para Alunos Surdos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons