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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Escorcio, Élida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-06T02:30:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-06T02:30:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Reescrevendo o PPP com todas as famílias dentro | pt_BR |
| identificador: dc.identifier.other | Dia da Família: quando a linguagem acolhe | pt_BR |
| identificador: dc.identifier.other | Famílias que resistem: visibilidade, direitos e reconhecimento | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132295 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A coletânea audiovisual Família é quem cuida com afeto é um Produto Educacional vinculado à pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação e Ensino do IF Goiano – Campus Urutaí. Composta por três vídeos formativos, a coletânea foi estruturada a partir dos dados empíricos da investigação e organizada em eixos temáticos que tratam de dimensões complementares da exclusão institucional de famílias não hegemônicas. Cada vídeo articula teoria, prática e escuta das famílias, com foco na formação de professoras da Educação Básica. O primeiro vídeo, “Reescrevendo o PPP com todas as famílias dentro”, discute o Projeto Político-Pedagógico (PPP) como espaço de reconhecimento institucional das famílias. Fundamenta-se nas contribuições de Candau (2008, 2012, 2016), Louro (2008), Junqueira (2010) e Cavalleiro (2001), ao enfatizar a importância de processos formativos éticos, participativos e sensíveis à diversidade de vínculos familiares. O segundo vídeo, “Dia da Família: quando a linguagem acolhe”, propõe uma análise crítica das festividades institucionais e da linguagem como prática política. Dialoga com autoras como Butler (2003), Ahmed (2020), Orlandi (2007) e Gramsci (2001), ao mostrar que expressões cotidianas, como “papai e mamãe”, podem reforçar exclusões simbólicas, sugerindo alternativas inclusivas como “responsáveis” e “quem cuida com afeto”. O terceiro vídeo, “Famílias que resistem: visibilidade, direitos e reconhecimento”, evidencia as estratégias de resistência e afirmação adotadas por famílias homomaternais e homoparentais no cotidiano educacional. Ampara-se em autores como Bobbio (1992), Bourdieu (1989), Uziel, Mello e Grossi (2006) e novamente Butler (2003), para discutir os pactos simbólicos e os desafios do reconhecimento institucional e jurídico dessas famílias. A coletânea também se sustenta em referenciais da Educomunicação, com base em Soares (2011), Fantin (2006), Hernández (2000) e Mirzoeff (2003), ao compreender o audiovisual como linguagem formativa e crítica. Do ponto de vista pedagógico, articula-se com Freire (1996), Vygotsky (2007) e Josso (2004) para fundamentar a escuta formativa como continuidade ética e política da ação docente. Metodologicamente, o trabalho apoia-se no Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989) e nos critérios de avaliação da CAPES (2017, 2019), ampliados por autores como Marquezan & Savegnago (2020) e Zaidan, Ferreira & Kawasaki (2018). Com linguagem sensível e estética intencionalmente acessível, o Produto Educacional busca promover deslocamentos simbólicos e práticos nas unidades educacionais, contribuindo para a consolidação de uma formação docente comprometida com os Direitos Humanos, a diversidade familiar e o pertencimento pleno de todas as famílias na vida escolar. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 9 minutos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidade Familiar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sobreculturalidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Famílias homomaternais e homoparentais | pt_BR |
| Título: dc.title | Coletânea Audiovisual: Família é quem cuida com afeto! | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Vídeos | |
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